Com programação 100% gratuita, o 16º IN-EDIT BRASIL acontece de 29 de agosto a 04 de setembro no Cine São Carlos, com sessões especiais na UFSCar e no Centro Cultural USP
A 16ª edição do In-Edit Brasil, Festival Internacional do Documentário Musical, retorna à cidade de São Carlos, e acontece de 29 de agosto a 04 de setembro, com 15 títulos nacionais e internacionais, inéditos no circuito. As exibições ocorrerão no Cine São Carlos, com sessões especiais na UFSCar e no Centro Cultural da USP, com entrada gratuita e apoio do Instituto Mário de Andrade / Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos.
No Panorama Brasileiro, os filmes exibidos são: “Black Future, Eu Sou O Rio“, de Paulo Severo, sobre o álbum de estreia da banda carioca Black Future; “Black Rio! Black Power!“, de Emílio Domingos, que ganhou Menção Especial do Júri no In-Edit Brasil 2024 e mostra a cena dos bailes black surgida no Rio de Janeiro nos anos 1970; “Luiz Melodia – No Coração Do Brasil“, de Alessandra Dorgan, grande vencedor do In-Edit Brasil 2024, sobre um dos maiores artistas surgidos no Brasil; “O Homem Crocodilo“, de Rodrigo Grota, que foca num dos expoentes da Vanguarda Paulistana, Arrigo Barnabé; “Terra De Ciganos“, de Naji Sidki, com um olhar especial para os desdobramentos na música cigana pelo Brasil; “Funk Favela”, de Kenya Zanatta, que mapeia o universo artístico e social do funk; “Germano Mathias – O Catedrático Do Samba”, de Caue Angeli e Hernani de Oliveira Ramos, sobre o cultuado compositor paulista; “Terror Mandelão“, de Felipe Larozza e GG Albuquerque, que acompanha a caminhada do DJ K, um dos principais DJs do Baile do Helipa, e o MC Zero K; e o curta “Viva Volta”, de Heloísa Passos, com o trombonista Raul de Souza, recuperado em 4K.
No Panorama Mundial, o festival exibe “Carlos” de Rudy Valdez, sobre a vida do virtuoso guitarrista Carlos Santana; “Let The Canary Sing”, de Alison Ellwood, documentário vigoroso e alegre sobre a estrela pop dos anos 1980, Cyndi Lauper;
“Love, Deutschmarks And Death”, de Cem Kaya como a música turca feita em terras germânicas tem uma evolução que une as tendências atuais com suas raízes mais profundas; e “The Stones & Brian Jones”, do aclamado diretor Nick Broomfield, que desvenda a história do músico Brian Jones, ícone dos Rolling Stones.
O festival exibe também dois clássicos restaurados em 4k: “Let’s Get Lost“, de Bruce Weber, sobre a carreira de Chet Baker, e “Saravah”, de Pierre Barouh, documentário histórico da música brasileira com Pixinguinha, João da Baiana, Maria Bethânia, Paulinho da Viola e Baden Powell, que captura a essência do samba.
A sessão de abertura, no dia 29 de agosto, às 20h, no Cine São Carlos, contará com uma apresentação especial do cantor e compositor Renato Piau, parceiro musical de Luiz Melodia por décadas. Após a exibição do premiado longa “Luiz Melodia – No Coração Do Brasil”, de Alessandra Dorgan, Renato Piau interpretará sucessos e compartilhará histórias sobre seu grande amigo e colaborador.
A programação conta ainda com os debates Funk Favela, no dia 30 de agosto, às 19h, no Centro Cultural USP São Carlos, após a exibição do documentário “Funk Favela”, de Kenya Zanatta, com a participação do coletivo UFSCRIA, e Terra de Ciganos, no dia 4 de setembro, quarta-feira, às 14h, na UFSCar, onde o diretor Naji Sidki discutirá a música e a cultura cigana no Brasil.
O IN-EDIT BRASIL é uma realização da In Brasil Cultural e tem o patrocínio máster de Colombo Agroindústria e Açúcar Caravelas.
O IN-EDIT BRASIL 2024 – Edição São Carlos foi viabilizado por emenda parlamentar impositiva indicada pelo Deputado Estadual Prof. Carlos Giannazi e é uma realização conjunta de In Brasil Cultural, Associação Kinoforum e Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Sobre o festival In-Edit Brasil:
O In-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical nasceu em Barcelona, na Espanha, em 2003, e acontece no Brasil desde 2009. Outros países, como Chile, Grécia, México e Países Baixos, também realizam edições anuais do festival.
Toda a programação e estará disponível em: www.in-edit-brasil.com | @ineditbrasil
Serviço
16º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical
EDIÇÃO SÃO CARLOS
29 de agosto a 04 de setembro
Cine São Carlos: Rua Major José Inácio, 2154 – Centro, São Carlos – SP
UFSCar: Rodovia Washington Luís, km 235 – São Carlos – SP
Centro Cultural USP São Carlos: Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – Centro, São Carlos- SP
Apoio: Instituto Mário de Andrade / Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos.
Programação gratuita
AGENDA – PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Quinta-feira, 29 de agosto | Cine São Carlos
20h – Luiz Melodia – No Coração Do Brasil*
* Sessão seguida de apresentação musical com Renato Piau, parceiro de Luiz Melodia.
Sexta-feira, 30 de agosto
Cine São Carlos
18h – O Homem Crocodilo
20h – Carlos
Centro Cultural USP São Carlos
19h – Funk Favela*
* Sessão seguida de debate com o coletivo UFSCRIA.
Sábado, 31 de agosto | Cine São Carlos
18h – Black Rio! Black Power
20h – The Stones & Brian Jones
Domingo, 1 de setembro | Cine São Carlos
18h – Let’s Get Lost
20h – Terror Mandelão
Segunda-feira, 2 de setembro | Cine São Carlos
18h – Black Future, Eu Sou O Rio
20h – Love Deutschmarks And Death
Terça-feira, 3 de setembro | Cine São Carlos
18h – Germano Mathias – O Catedrático Do Samba
20h – Saravah + Viva Volta (curta)
Quarta-feira, 4 de setembro
UFSCar
14h – Terra De Ciganos*
* Sessão seguida de debate com o diretor Naji Sidki.
Cine São Carlos
18h – Terra De Ciganos
20h – Let The Canary Sing
Um homem de 30 anos foi encontrado sem vida na tarde de domingo, no bairro…
Na tarde de ontem, um motorista de aplicativo foi vítima de agressão no Parque Arnold…
Reunindo atletas de todo o interior paulista, foi realizada na manhã deste domingo, 24, com…
O último campeão da 9ª Copa AVS/Smec foi definido na noite de quinta-feira, 21, no…
A vaca nelore Carina FIV do Kado, de quase três anos de idade, bateu um…
O presidente da França, Emmanuel Macron, reafirmou seu apoio à agricultura nacional durante sua recente…
Este site faz uso de cookies.