Nesta quinta-feira, 27 de junho, moradores do Recanto das Oliveiras, localizado no km 219 da Rodovia Washington Luis (SP-310), em São Carlos, compareceram no Fórum Civil para protestar contra a demolição de suas casas prevista para o próximo dia 1º de julho.
Segundo a decisão judicial, as famílias estão em um local considerado área de preservação permanente (APP).
As famílias pedem um prazo de um ano pelo menos para que eles consigam outro lugar para morar.
Segundo os manifestantes, a Prefeitura já teria apresentado um projeto para realocar essas pessoas para outra área, porém sem permissão da justiça.
Conforme o promotor de justiça, o Dr. Flávio Okamoto, disse que o advogado de defesa já recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas não obtiveram sucesso. O promotor esclarece que não é uma reintegração de posse, mas o local é uma área ambiental, uma APP, e por isso precisa ser desocupada. Okamoto disse que as famílias tiveram um tempo determinado desde o ano passado para a desocupação, mas nada fizeram.
A prefeitura, além de ter apresentado o projeto para realocação, também ofereceu um aluguel social, porém apenas uma família apresentou os documentos necessários.
Diante da manifestação, as famílias conseguiram marcar uma audiência com o juiz nesta sexta-feira, 28 de junho (amanhã).