Grupo composto por alunos da área de negócios e do Direito, sob a mentoria do professor Marcos Fava Neves, irá estudar o ecossistema do hub de inovação Área 51, em Ribeirão Preto
A Agrocare, entidade formada por alunos do campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, firmou parceria com a consultoria de transformação digital Treesales para a criação de um grupo de estudos para analisar o ambiente de inovação aberta do agronegócio brasileiro tendo como objeto da pesquisa o ecossistema da Área 51, hub de inovação que reúne 34 empresas no interior paulista.
Com a parceria a Treesales aposta na criatividade e na liberdade de pensamento dos jovens para trazerem insights e fomentarem soluções realmente inovadoras. “Temos aplicado em nossos projetos as tecnologias mais atuais como cloud computing, Inteligência Artificial e de Indústria 4.0. E recentemente agregamos ao grupo uma empresa especialista em design para trabalhar futures thinking”, lembra o CEO da Treesales, Luciano Fernandes.
“Com os alunos de uma das principais escolas de negócios do Brasil vemos a oportunidade de oxigenar ainda mais o agronegócio brasileiro com inovação e novas oportunidades de transformação. Mas, principalmente, ajudando a formar líderes para o futuro do setor”, completa Fernandes.
O grupo, que tem como mentor o professor Marcos Fava Neves, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (FEA-RP), é composto por nove estudantes de graduação dos cursos de Finanças e Negócios, Administração, Ciências Contábeis e Economia, da FEA-RP, e por um aluno da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.
A primeira atividade do grupo será uma imersão nos conteúdos acadêmicos e teóricos disponíveis sobre inovação aberta. Entretanto, ao longo do período de quatro meses de estudos, uma das etapas mais ricas para o grupo será o de entrevistas com lideranças e representantes das empresas do agronegócio que operam ou possuem projetos ligados à Área 51.
“Estar em contato direto com o pessoal do hub proporciona aos nossos membros não só uma mentoria, como networking e noção de como é o dia a dia em uma empresa”, avalia Isabelly Alves de Godoy, diretora de Grupos de Estudos e Pesquisa da Agrocare. Além da parceria com a Treesales, este ano a entidade já firmou uma parceria com a consultoria Markestrat e está concluindo o projeto junto a diversas instituições da área de finanças. Ela explica ainda que os grupos também proporcionam para as empresas o contato direto com jovens talentos com interesse genuíno no agronegócio. Ou seja, além da troca de ideias a parceria dá a chance para as empresas conhecerem um “possível futuro estagiário”.
“As escolas de negócios em geral têm dificuldade em se aproximar do universo do agro, que é a principal força econômica do Brasil e demanda cada vez mais mão de obra qualificada. Projetos como este, que levam a experiência e as necessidades do segmento para a universidade ao mesmo tempo que ajudam a integrar estudantes à realidade do setor, são muito bem-vindos. O agro está nas mesas, na roupa e na energia e precisa estar nas cabeças que pensam o Brasil”, completa o professor Fava Neves.
Hub de inovação do Dabi Business Park, a Área 51 é um espaço de 500m2 dentro do centro empresarial que está instalado em uma área com mais de 100 mil m², às margens da Rodovia Anhanguera, em Ribeirão Preto (SP). O hub apoia empresas e pessoas que buscam inovação aberta e conexão com grandes empresas, startups, investidores, mentores e instituições de ensino. Oferece completa infraestrutura física e de comunicações, abrigando atualmente 34 parceiros.
Na última eleição da OAB-SP, realizada em 21 de novembro de 2024, Gustavo Passador e…
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) informa que em função…
Nas primeiras horas desta sexta-feira, 22, um caso de dano e lesão corporal foi registrado…
Na manhã desta sexta-feira, uma equipe do Canil foi acionada pelo CCO para verificar a…
Um cachorrinho desapareceu na manhã desta sexta-feira, no bairro Jardim Araucária, em São Carlos.
Nesta sexta-feira, um acidente de trânsito foi registrado no cruzamento da Rua Episcopal com a…
Este site faz uso de cookies.