Política

Escolas cívico-militares: comunidades escolares serão ouvidas a partir de hoje (1°)

Escolas cívico-militares: comunidades escolares serão ouvidas a partir de hoje (1°)

Começa hoje (1º) mais uma etapa do processo de escuta da comunidade escolar para a adesão ao programa de escolas cívico-militares da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

Agora, as 300 unidades escolares que manifestaram interesse em aderir ao programa serão responsáveis por fazer consultas públicas para que a comunidade escolar opine e vote pela adesão ou não à modalidade. O voto deve ser registrado por meio da Secretaria Escolar Digital (SED) até o dia 15 de agosto.

Outras duas rodadas de consulta estão previstas para unidades que não atingirem a quantidade de votos válidos. Para esses casos, a segunda consulta será realizada pela SED entre de 20 a 22 de agosto. Caso haja a necessidade, uma terceira rodada de consulta deve ocorrer entre 27 e 29 de agosto, também pela SED.

A expectativa da Educação de SP é iniciar o projeto em 2025 com 45 unidades educacionais da rede, permitindo um acompanhamento detalhado da implantação do modelo e a avaliação da possibilidade de ampliação nos próximos anos.

Durante a consulta pública, se mais do que 45 comunidades escolares manifestarem interesse no programa, serão adotados critérios de desempate para a seleção das unidades.

A previsão é de que as 45 escolas selecionadas para integrar o programa sejam conhecidas até o final de agosto. O período coincide com a primeira etapa do processo de matrículas e transferências na rede estadual de ensino. Até o início de setembro, estudantes poderão registrar intenção de transferência para essas unidades ou para outras escolas da rede.

Currículo e processo seletivo das escolas cívico-militares

As escolas que adotarem o modelo cívico-militar seguirão o Currículo Paulista, organizado pela Secretaria da Educação. A contratação e a formação de professores também não mudam, seguem o mesmo processo realizado nas unidades de ensino de outras modalidades. A Seduc-SP também será responsável pela seleção dos monitores.

Caberá à Secretaria da Segurança Pública apoiar a Secretaria da Educação no processo seletivo e emitir declarações com informações sobre o comportamento e sobre processos criminais ou administrativos, concluídos ou não, em que os candidatos a atuar como monitores nessas unidades de ensino possam estar envolvidos.

A SSP também vai participar do desenvolvimento de atividades extracurriculares na modalidade cívico-militares, organização e segurança escolar. O processo seletivo dos policiais da reserva— será ao menos um por escola — caberá à Educação e deverá ter início após as consultas públicas. No caso de escolas municipais, a Segurança Pública deve colaborar com as prefeituras e a seleção ficará a critério das secretarias municipais.

O investimento nas escolas cívico-militares será o mesmo já previsto nas unidades regulares. O gasto com a contratação dos monitores, já considerando a expectativa final de 100 escolas cívico-militares, será de R$ 7,2 milhões.

SÃO CARLOS

Em São Carlos são três escolas interessadas em ingressar no modelo de ensino cívico-militar, segundo uma consulta realizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

São elas: 

  • E.E. Esterina Placco (Av. Araraquara, 451 – Vila Brasília),
  • E.E. Prof. Arlindo Bittencourt (R. Silvério Ignarra Sobrinho, 455 – Vila Monteiro)
  • E.E. Prof. João Batista Gasparin (R. Sd. Eliseu Da Silva, 800 – Bela Vista).
Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

J.G. e Ponte Preta vão para a fazer a final do Campeonato Amador

A disputa pela final do Campeonato Amador está definida. As equipes Ponte Preta e J.G.…

1 hora atrás

Solicitação do vereador Malabim de quadra poliesportiva é atendida na praça Recanto das Flores

O Vereador Malabim protocolou junto a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano o Ofício de…

1 hora atrás

Avenida Comendador Alfredo Maffei vai receber 1,5 km de ciclovia

Com objetivo de melhorar a mobilidade urbana para pedestres, conquistar ganhos socioambientais, estimular a ampliação…

2 horas atrás

Prefeitura de São Carlos abre concurso para professor

A Prefeitura de São Carlos publica na edição desta terça-feira (17/09), do Diário Oficial do…

2 horas atrás

Dupla é detida com drogas no Bela Vista

Nesta segunda-feira, durante uma operação de patrulhamento preventivo pela Equipe Canil da Guarda Municipal, dois…

3 horas atrás

Advogado de Milton César Magalhães solicita redução de pena após condenação em júri popular

A defesa de Milton César Magalhães anunciou que vai recorrer da sentença de 10 anos…

5 horas atrás

Este site faz uso de cookies.