Eleições municipais 2024 não terá candidatas mulheres à prefeitura de São Carlos

urna
Edilson Rodrigues / Agência Senado / Arquivo

Muito se fala de igualdade de gênero na política, mas, na prática, não é o que realmente acontece, pois os homens configuram como maioria em todo território nacional.

A Justiça Eleitoral recebeu mais de 149,8 mil pedidos de registro de candidaturas femininas para as eleições deste ano. Deste total, 5,7 mil são para os cargos de prefeita e vice-prefeita, enquanto 144,1 mil são para as Câmaras Municipais.

Se fizermos um comparativo entre 2020 e 2024, neste ano as candidaturas femininas representam 33,94% do total. Já nas eleições municipais de 2020, as mulheres representaram 33,5%.

Em São Carlos, a configuração não é diferente, pois no ano de 2012, as eleições municipais, não contou com nenhuma mulher foi candidata ao cargo majoritário, porém tivemos duas candidatas a vice-prefeita, sendo Mirlene vice de Sacomano e Adriana vice do professor Ronaldo Mota.

O prefeito eleito em 2012, foi Paulo Altomani, do PSDB, com 48,91% dos votos válidos.

Em 2016, também nenhuma mulher colocou o seu nome como candidata a prefeitura. Foram, 3 vices, Ana Luiza vice de Dante Peixoto, Diana Cury vice de Netto Donato e Candida vice de Lineu Navarro.

Airton Garcia (PSB) foi eleito para o cargo de prefeito com 39% dos votos válidos.

Já em 2020, tivemos 12 candidatos a prefeito, e neste pleito apareceu uma candidata a prefeita, Marina Melo (PSD), e apenas uma vice-prefeita, Maria Aires, vice de Júlio Cesar.

Airton Garcia (PSL) foi reeleito com 48,88% dos votos válidos.

Agora em 2024, não figura nenhuma mulher para o cargo de prefeita e nem para vice-prefeita. Neste pleito municipal configuram os candidatos, Mario Casale (Novo) e seu vice Professor Sidnei Moura (NOVO), Netto Donato (PP) com seu vice Roselei Françoso (MDB) e Newton Lima (PT) e o vice Martinelli (PSD).

Vale ressaltar que a regra estabelece que as candidaturas de cada sexo devem representar, no mínimo, 30% e, no máximo, 70% do total de candidatos para cargos apenas no Poder Legislativo.