Cidade

Destinação do Imposto de Renda pode ser feita sem custos para auxilias na proteção de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda pode ser feita sem custos para auxilias na proteção de crianças e adolescentes

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude, lembra que as destinações de parte do valor devido de imposto de renda podem ser feitas, neste ano, para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) até o próximo dia 30 de dezembro. O processo não tem custos ao contribuinte e auxilia no trabalho de entidades que realizam serviços de proteção aos direitos da criança e do adolescente.

A destinação é rápida e segura e ocorre por meio do FUMCAD, que recebe os recursos e financia políticas, programas e projetos de proteção e atendimento às crianças e adolescentes, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. A gestão do Fundo é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Pela plataforma, também é possível destinar recursos diretamente para uma entidade específica.

A presidente do CMDCA, Rozemarie Fernandes, destaca a importância da destinação para a continuidade dos programas de proteção de crianças e adolescentes em nossa cidade. “A destinação para o nosso município, tanto para o Fundo como para as entidades, é de extrema importância para manter os projetos ou proporcionar novas atividades através das entidades, melhorando a qualidade de vida e dando oportunidades para nossas crianças e adolescentes”, disse Rozemarie, que ressalta que as classes trabalhistas de médicos, profissionais liberais e professores de universidades também podem destinar seu imposto devido para o município e beneficiar as crianças são-carlenses.

O secretário municipal de Infância e Juventude, Samuel dos Santos, salienta o apoio do município em relação ao FUMCAD para fins de execução orçamentária e gestão financeira, viabilizando o alicerce para a estruturação do fundo. “A Prefeitura oferece uma sala para reuniões do Conselho, bem como disponibilizamos recursos humanos para a funcionalidade do CMDCA junto às entidades. A Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude também faz toda a checagem dos documentos das entidades para a liberação dos recursos em parceria com o CMDCA e, posteriormente, analisa se estes recursos foram utilizados corretamente”, acrescenta Samuel.

As pessoas físicas podem fazer a destinação de até 6% do imposto devido para o FUMCAD, assim como as pessoas jurídicas podem destinar até 1% do imposto devido tributado com base no lucro real. Para quem tem interesse em fazer a destinação, mais informações estão disponíveis no site: www.saocarlos.sp.gov.br/fumcad.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Demônios da Garoa “O Legado Vivo do Samba Paulista” no Sesc São Carlos

Prepare-se para embarcar no universo único de uma das maiores lendas vivas da música brasileira:…

12 minutos atrás

ICMS das vendas de dezembro poderá ser dividido em duas parcelas

O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre as vendas de…

2 horas atrás

Clima quente exige cuidado redobrado com os pets

As estações mais quentes do ano acendem o alerta para os cuidados com a saúde,…

2 horas atrás

Lira afirma que dará esclarecimentos para Ministro do STF, após bloqueio de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse na noite da última quinta-feira…

10 horas atrás

Popeye e Tintim entram em domínio público em 2025

Depois que a icônica imagem inicial de Mickey Mouse entrou em domínio público nos Estados…

10 horas atrás

D.I.S.E de São Carlos desmantela ponto de fabricação, preparação e comercialização de anabolizantes

Nesta sexta-feira, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em um imóvel situado no…

12 horas atrás

Este site faz uso de cookies.