A corrida de rua é um fenômeno cultural para muito além do esportivo e está cada vez mais em voga. O número de provas têm aumentado e o interesse dos participantes em provas tradicionais – como a São Silvestre – também cresceu.
Acompanhando esse ritmo, os campi de Sorocaba e Lagoa do Sino da UFSCar realizaram, em 2024, suas próprias edições de corrida.
O Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) do Campus Sorocaba da UFSCar promoveu, no dia 10 de novembro do ano passado, a Corrida UFSCar 2024, em comemoração aos 10 anos do Centro. Na ocasião, foram duas modalidades possíveis de participação: corrida de 5 km e caminhada de 2,5 km, ambos com percurso dentro do campus.
No dia 1º de dezembro foi a vez do município de Buri, com a realização da 1ª Caminhada e Corrida Rústica do Campus Lagoa do Sino da UFSCar. O evento fez parte das comemorações de 10 anos de implantação do Campus. A corrida teve percurso de 5 km e a caminhada de 2 km, sendo a maior parte dos percursos em trechos de estrada de terra que passam dentro da Fazenda Escola Lagoa do Sino. Foram disponibilizadas 400 vagas, sendo 200 para comunidade interna da UFSCar e 200 para a comunidade externa.
Mas, antes disso tudo, o Campus São Carlos também promovia corridas de rua. Você sabia? Então vamos recordar essa história:
Em 1993 o Campus São Carlos realizou sua primeira edição da corrida, mas o evento não teve sequência nos anos seguintes, só voltando a acontecer no ano de 2005 – após aproximadamente 12 anos desde a sua primeira edição – e se estendeu até 2018.
Esse período de retomada foi coordenada pela professora Paula Hentschel Lobo da Costa, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar. Também participavam da organização alunos de diversos cursos inscritos na Aciepe – Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão -, coordenada pela docente.
No ano de 2009, a corrida “Cross Campus” homenageou “in memorian” o professor Segundo Carlos Lopes, professor do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade, grande corredor e incentivador da realização da corrida na UFSCar. Em 2010, esta passou a ser chamada de “Corrida/Caminhada Nelson Prudêncio”, em homenagem ao professor Nelson Prudêncio, do DEFMH/UFSCar, pelo seu brilho olímpico e contribuições à área da Educação Física. A edição de 2014 foi dedicada à sua memória. No dia 21 de outubro de 2018 foi realizada a nona edição da “Corrida/Caminhada Nelson Prudêncio” – que seria a última edição de corridas de rua no Campus São Carlos até o momento.
O evento era anual. O percurso era feito dentro do Campus São Carlos, em geral, aos domingos de manhã, às 8h30. A distância total a ser percorrida era de 5,5 km para corredores e de 3,5 km para caminhantes. A largada acontecia na área Sul, em frente ao sino da Reitoria ou ao Ginásio de Esportes, a depender do percurso.
As inscrições eram gratuitas. Para a efetivação da inscrição, a corrida desempenhava sua ação social, recolhendo itens alimentícios ou de higiene pessoal que eram entregues a entidades assistenciais como creches e lares de idosos.
Podiam se inscrever alunos, professores, técnico-administrativos e aposentados da UFSCar e a comunidade externa à Universidade com idade acima de 17 anos. Menores de idade somente participavam se acompanhados por seus pais ou responsáveis. Todos os participantes atestavam ter condições de saúde adequadas para a participação na corrida.
Cada edição contava com diversos parceiros, dentro e fora da UFSCar. A premiação, em geral, era feita com brindes fornecidos por patrocinadores.
Saiba mais em www.corridanelsonprudencio.ufscar.br.
Fonte histórica: Paula Hentschel Lobo da Costa – professora do DEFMH/UFSCar