Política

Daniel Silveira volta a ser preso pela PF por determinação de Moraes

© PABLO VALADARES/CÂMARA DOS DEPUTADOS

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta terça-feira (24) o ex-deputado federal Daniel Silveira. A prisão foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

A prisão ocorreu após o ministro afirmar que Silveira descumpriu as medidas que foram estabelecidas no livramento condicional, benefício que foi autorizado por Moraes na semana passada.

Em 2023, Silveira foi condenado pelo STF a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos poderes e coação no curso do processo ao proferir ofensas e ameaças contra os ministros da Corte.

Conforme a decisão, o ex-deputado descumpriu a regra que estabelecia o horário das 22h para recolhimento noturno.

“Logo em seu primeiro dia em livramento condicional, o sentenciado desrespeitou as condições impostas, pois, conforme informação prestada pela Seape/RJ, no dia 22 de dezembro, somente retornou à sua residência às 2h10 horas da madrugada, ou seja, mais de quatro horas do horário limite fixado nas condições judiciais”, relatou o ministro.

Moraes também apontou que Daniel Silveira deu entrada em um hospital, sem autorização judicial.

“Estranhamente, na data de hoje [23/12], a defesa juntou petição informando que o sentenciado – sem qualquer autorização judicial – teria estado em um hospital, no dia 21/12, das 22h59 às 0:34 do dia 22/12”, completou.

No entendimento de Alexandre de Moraes, o comportamento de Silveira demonstra “total desrespeito” às condições impostas no livramento condicional, que também foi revogado pelo ministro.

Com a decisão, o ex-parlamentar deverá cumprir integralmente a pena estabelecida pelo Supremo, e a PF investigará se ele realmente recebeu atendimento médico no hospital.

“Revogo o livramento condicional de Daniel Lúcio da  e determino o imediato retorno do cumprimento do restante da pena privativa de liberdade em regime fechado, em Bangu 8 [presídio do Rio de Janeiro]”, decidiu Moraes.

Defesa

O advogado André Rios, que representa o ex-deputado federal Daniel Silveira, classificou como “arbitrariedade” a prisão do cliente dele nesta terça-feira (24).

A defesa alega que Silveira precisou se deslocar ao hospital para uma emergência médica às 22h59 do sábado (21) e só foi liberado à 0h34 do dia seguinte (22).

Segundo Moraes, não houve autorização judicial para o deslocamento de Silveira ao hospital e ele ainda levou mais de uma hora e meia para chegar em casa após o atendimento médico informado pela defesa.

“Não existiu violação e o deslocamento do hospital para sua residência foi normal. Uma pessoa com crise renal não pode esperar liberação do judiciário para buscar atendimento médico. Daniel Silveira tem histórico de cálculo renal e vira e mexe tem crises. Negar atendimento médico ao Daniel, entra para extensa lista de direitos violados. Daniel é um preso político e seu caso deve ser levado aos mecanismos internacionais de Direitos Humanos”, informou o advogado André Rios, por meio de nota.

AGÊNCIA BRASIL

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Comentarista da Globo vira alvo da Band para substituir Denílson

A Band já se movimenta para buscar um substituto para Denílson no programa "Jogo Aberto"…

2 horas atrás

IA avança no agro e ganha cada vez mais espaço no setor

Nos últimos 40 anos, o Brasil saiu da condição de importador para se tornar um…

2 horas atrás

AACD recebe notebooks para contribuir com o trabalho da Instituição

 Zenvia, que habilita empresas a criarem experiências pessoais, envolventes e fluidas ao longo da jornada…

2 horas atrás

Celso Portiolli resgata brincadeira clássica durante o ‘Domingo Legal’

Celso Portiolli decidiu resgatar uma brincadeira clássica durante o programa “Domingo Legal” de domingo (22)

11 horas atrás

Erro na transferência via Pix prejudica moradora de São Carlos

Uma moradora de São Carlos enfrentou um grande transtorno ao perceber que havia ocorrido um…

12 horas atrás

Panelaço rejeita Lula na TV falando em ‘economia forte’ e ‘cuidar do povo’

Em um ano que encerra com alta recorde do dólar no Brasil, o presidente Lula…

12 horas atrás

Este site faz uso de cookies.