Nossa reportagem recebe diariamente algumas mensagens de pessoas reclamando de alguns profissionais que se comprometem com o contratante, mas no meio do serviço literalmente desaparecem.
As profissões que lideram as reclamações são pintores, pedreiros, ajudantes de pedreiro, eletricistas, encanadores e até calheiros.
Um internauta que pediu anonimato, disse que além de abandonar o serviço, não devolvem o dinheiro pago. “Eu contratei um pintor, e ele pediu 50% do valor total antecipado, e eu fiz o PIX, mas foi dois dias e abandonou a obra, não atende mais telefone e eu não sei mais o que fazer” desabafou.
Outro reclamante fala da falta de profissionais na área. “Contratei um pedreiro que me indicaram, porém, após dar um adiantamento em dinheiro, o homem desapareceu e eu não encontro nem ele e muito menos outro profissional, pois é difícil encontrar um profissional qualificado no mercado de trabalho. Literalmente eu não sei o que fazer” pontuou.
Uma pesquisa realizada pelo ManpowerGroup apontou que a falta de mão de obra qualificada no Brasil atingiu a marca de 81% em 2022 – a média global é de 75%.
Ouvimos um pedreiro sobre atitudes como essas que acabamos de relatar e ele fala sobre pessoas que acabam “queimando” os profissionais da área. “É triste isso, pois a maioria dos contratantes acabam generalizando e dizendo que ‘todo pedreiro’ é sacana, o que não é verdade” lamentou o profissional.
“Eu quando pego um serviço vou até o fim, mesmo que apareça outro trabalho que talvez eu ganhe mais. O que vale é credibilidade com o cliente” terminou o pedreiro.
O contratante deve registrar um boletim de ocorrência e posteriormente acionar a justiça.
Vale ressaltar que essa matéria não expressa a opinião do São Carlos no Toque.