Apresidente do Peru, Dina Boluarte, está envolvida em uma polêmica que pode levar à sua destituição. O motivo? Uma cirurgia plástica no nariz.
Segundo a imprensa internacional, o Congresso poderá pedir a destituição, alegando que Boluarte colocou em risco a governabilidade do país ao não delegar o cargo.
A cirurgia já era falada desde julho de 2023, como destaca a AFP, mas agora confirmada por Alberto Otárola, o seu ex-chefe de gabinete, perante uma comissão do Congresso.
“Ela me disse que ia fazer uma rinoplastia… uma plástica ao nariz, mas por problemas respiratórios”, disse Otárola aos deputados que investigam o caso, na terça-feira.
A comissão em questão está investigando o que aconteceu com a presidente entre 28 de junho e 10 de julho de 2023, período em que esteve ausente de todos os eventos. O período coincide com a cirurgia, que foi realizada numa clínica em Lima.
Otárola, que foi demitido em março, disse que durante a recuperação, a presidente desempenhou as suas funções virtualmente.
“Não houve ausência de poder nessa altura, porque a intervenção cirúrgica não teve complicações”, disse.
Boluarte teria, contudo, violado a Constituição e está sujeita a um processo de destituição, uma vez que deveria ter pedido a autorização do Congresso.
POR RAFAEL DAMAS
Um jovem de apenas 23 anos morreu na tarde desta terça-feira, 07, em uma casa…
O prefeito Netto Donato acompanhou na tarde desta segunda-feira (06/01), a primeira-dama e presidente do…
Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Meta, afirmou em discurso nesta terça-feira (7) que a…
Na madrugada do quarto dia do mês de janeiro deste ano, dois estabelecimentos comerciais foram…
Um motorista de aplicativo está sob investigação por suspeita de recepção após ser flagrado utilizando…
O Procon São Carlos participa até o próximo dia 17 de janeiro da 2ª Edição…
Este site faz uso de cookies.