Política

Centrão, ‘com sangue nos olhos’, quer derrubar vetos de Lula

Centrão, 'com sangue nos olhos', quer derrubar vetos de Lula

Deputados e senadores que integram o chamado ‘Centrão’, parcela majoritária do Parlamento ligada à direita e extrema direita, voltarão das férias em 2 de fevereiro “com sangue nos olhos”, segundo avalia um integrante da base aliada ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os vetos do Executivo à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 somam-se ao bloqueio das emendas parlamentares, por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), que travou a distribuição de mais de R$ 4 bilhões aos políticos alinhados à oposição.

Entre os vetos à LDO estão os dispositivos relacionados ao fundo partidário e às emendas parlamentares. Líderes oposicionistas ouvidos em caráter reservado pela mídia brasiliense adiantam que as votações tendem a ocorrer em bloco, minimizando o desgaste político. Essa prática, já conhecida nos bastidores do Parlamento, seria usada para decisões que poderiam ser vistas como impopulares, como a autorização de um aumento no fundo partidário.

Cenário

A relação entre o Legislativo e o Executivo neste início de 2025 inicia-se tensa. Deputados e senadores não escondem a irritação com recentes decisões do STF que limitaram o pagamento de emendas parlamentares, tensionando ainda mais o cenário. O Congresso vê uma suposta influência do governo na decisão da Justiça.

A base de apoio ao governo Lula na Câmara, por sua vez, permanece fragmentada, tornando as negociações para aprovação de pautas estratégicas ainda mais difíceis. Na véspera de Ano Novo, Lula sancionou a LDO de 2025 com 35 vetos, incluindo o trecho que estabelecia um novo cálculo para o fundo partidário.

Arcabouço

O presidente justificou a medida alegando que o aumento proposto não seria compatível com o novo regime fiscal, que busca manter um equilíbrio nas contas públicas. Outro ponto polêmico foi o veto ao dispositivo que limitava o bloqueio de recursos destinados ao cumprimento de metas fiscais e emendas não impositivas.

Assim, o governo manteve a possibilidade de bloquear integralmente as verbas indicadas por deputados e senadores, caso seja necessário para atender às exigências do arcabouço fiscal.

CORREIO DO BRASIL

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

BBB25: Reality voltará a exibir, ao vivo, saída dos participantes do hotel e chegada deles na casa

O BBB25 estreará na programação da TV Globo no próximo dia 13, uma segunda-feira, e…

4 minutos atrás

Caminhão tomba na Washington Luís

Caminhão carregado de laranja TOMBA na Washington Luís (logo após pontilhão da MAPFRE).

3 horas atrás

Casal se fere após moto escorregar em pedras no viaduto 4 de Novembro

O condutor da moto seguia sentido Vila Prado, quando metros após a alça de acesso,…

7 horas atrás

Freira brasileira se torna a mulher mais velha do mundo, com 116 anos

freira brasileira Inah Canabarro Lucas se tornou a mulher mais velha do mundo, aos 116…

8 horas atrás

Surto de virose leva milhares de pessoas a postos de saúde no litoral de SP

"Eu peguei um senha e faltam vinte e poucas senhas para eu passar na recepção,…

10 horas atrás

Lula prepara reforma ministerial para ter apoio

Caciques do PT afirmam que a reforma ministerial, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre…

10 horas atrás

Este site faz uso de cookies.