Política

Câmbio favorável deve provocar uma “avalanche” de argentinos no Brasil

Câmbio favorável deve provocar uma “avalanche” de argentinos no Brasil

Todos os anos, os argentinos são os estrangeiros que mais visitam o Brasil, mas, neste verão, as praias brasileiras devem receber uma quantidade que promete ser recorde tanto em quantidade quanto em consumo. A “avalanche” de turistas começa agora, graças a uma combinação entre o peso argentino valorizado e o real desvalorizado, a vantagem cambial mais favorável aos argentinos nos últimos 26 anos.
Este verão de 2025 combina elementos não vistos desde janeiro de 1999, quando o real teve a sua primeira grande desvalorização: naquele 11 de janeiro, o real se desvalorizou repentinamente, quando a maioria dos argentinos já tinha planos de férias.

Desta vez, no entanto, a desvalorização do real aconteceu mais forte no último trimestre de 2024, justamente quando os argentinos decidiam o destino das férias. Por outro lado, enquanto o real se desvalorizava, o peso argentino se valorizava. Ao longo do último ano, a Argentina passou de ser um dos países mais baratos do mundo a um dos mais caros.

Desde a criação do real em 1994, os dois anos nos quais tirar férias no Brasil ficou barato foram 1999 e agora. Segundo um estudo comparativo da Fundação EcoSur, quem tirar duas semanas de férias nas praias da cidade argentina de Mar del Plata, por exemplo, vai gastar o dobro do que duas semanas no Rio de Janeiro.
O engenheiro, Eugenio Forchieri, de 56 anos, um frequente no verão brasileiro, está a ponto de embarcar com a família para Florianópolis. Enquanto fazia a mala com o mínimo necessário para poder voltar cheia de compras do Brasil, Eugenio contou sobre a vantagem de um argentino tirar férias no Brasil nesta temporada.

“Pelos meus cálculos, se eu tirasse férias na costa da Argentina, eu gastaria pelo menos o dobro. Está muito caro por aqui. Eu não via uma situação de câmbio tão favorável para os argentinos desde 1999, quando eu estava no Brasil”, compara Eugenio à RFI.
Moedas em sentidos opostos
Ao longo de 2024, o peso argentino foi a moeda que mais se valorizou no mundo (+40%), enquanto o real foi uma das que mais perdeu valor, 21,82% ante o dólar Ptax, taxa de referência do mercado para determinadas operações financeiras. O Brasil ficou barato para quem tem moeda estrangeira, enquanto a Argentina ficou cara.

Essa variação faz estragos na temporada de verão na Argentina, onde os hotéis duplicaram o preço da diária em dólares. O litoral argentino que, nos últimos anos, teve ocupação acima de 90%, agora mal passa de 50%.
funcionária pública, Paz Puente, de 46 anos, está nos últimos preparativos para viajar com a família às praias de Santa Catarina. Nos últimos seis anos, Paz optou pelo Brasil, mas sempre contendo os gastos, equilibrando as contas, esticando o dinheiro. Desta vez, no entanto, as decisões de compra não vão passar pela calculadora.

“Sempre fomos ao Brasil no modo austero. Neste ano, temos a expectativa de ir no modo ‘desfrute’, quer dizer, gastar mais”, sintetiza Paz à RFI, enquanto checa no computador os últimos detalhes da viagem.

Êxodo argentino
Mesmo em crise, os argentinos representaram, em 2023, 32% do total de estrangeiros no Brasil, triplicando o número de turistas dos Estados Unidos, em segundo lugar com 11%, de acordo com dados do Ministério do Turismo.

METRÓPOLES

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Termina mais um dia de buscas por jovem desaparecida na Cachoeira Santana

As buscas por Camila Almeida Nunes, de 24 anos, chegaram ao fim nesta terça-feira (7)…

3 horas atrás

IPTU 2025: vencimento começa somente em fevereiro

A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria de Fazenda, informa que os 144.356 carnês…

4 horas atrás

Preço do café aumenta quase 40% nos supermercados brasileiros

O preço do pó de café moído aumentou quase 40% nos supermercados brasileiros em 2024.…

4 horas atrás

Lula demite Paulo Pimenta

A saída de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social (Secom), confirmada nesta terça-feira (7/1),…

5 horas atrás

SAAE recebe diretoria do SINDSPAM

O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), Derike Contri,…

5 horas atrás

Rapaz morre ao tentar sair pela janela em São Carlos

Um jovem de apenas 23 anos morreu na tarde desta terça-feira, 07, em uma casa…

6 horas atrás

Este site faz uso de cookies.