Cheirinho ou Bromidrose: o que é, sintomas, causas e tratamento

bromidrose
Cheirinho ou Bromidrose: o que é, sintomas, causas e tratamento

A bromidrose ou popularmente conhecido como cheirinho é o mau cheiro no corpo, geralmente nas axilas, pés, couro cabeludo, virilha ou ao redor dos mamilos, onde se concentram as glândulas apócrinas, responsáveis pela produção de suor nessas regiões, contendo água, sais minerais e restos de células, que são degradados por bactérias ou fungos, resultando no odor desagradável.

Estas glândulas não são ativas até a puberdade, por isso, a bromidrose geralmente surge no início da adolescência devido às alterações hormonais comuns nessa fase, mas também pode surgir em adultos, devido a má higiene, uso de remédios, consumo de alimentos como alho ou cebola, ou condições de saúde, como diabetes ou problemas no fígado, por exemplo.

Muitas pessoas reclamam deste cheirinho nas universidades, no trabalho, na academia e em diversos lugares.

O tratamento do cheirinho deve ser feito pelo dermatologista ou clínico geral, de acordo com sua causa, podendo ser recomendado o uso usar desodorantes antitranspirantes, pomadas de antibióticos, ou até o tratamento com cirurgia ou laser para diminuir as glândulas apócrinas.

Sintomas de bromidrose

  • Mau cheiro, mesmo que a higienização adequada do local seja realizada;
  • Suor excessivo na região;
  • Mau cheiro que pode piorar após atividades físicas;
  • Descamação da pele.

Além disso, o mau odor da bromidrose, pode causar constrangimento, ansiedade, baixa autoestima, e afetar a qualidade de vida.

A bromidrose pode surgir em diferentes regiões do corpo onde as glândulas apócrinas estão mais concentradas, e o diagnóstico deve ser feito pelo dermatologista ou clínico geral, que podem indicar o melhor tratamento de acordo com o tipo de bromidrose.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da bromidrose é feito pelo dermatologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico da pele.

Para avaliar o risco de bromidrose, marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você.

Dr. Leonardo Rotolo