O texto-base da reforma tributária aprovado no Senado e tem gerado preocupação entre especialistas, colocando o Brasil como o país com a maior alíquota de imposto do mundo. A medida, que visa reestruturar o sistema tributário nacional, traz implicações diretas para o setor produtivo e consumidores.
A reforma ainda volta para a Câmara dos Deputados, por conta de alterações feitas no texto pelos senadores, que ainda pode ter novas mudanças antes de ir à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O que mudou com a reforma tributária?
A reforma prevê a unificação de tributos, como PIS, Cofins e ICMS, criando o Imposto sobre Valor Adicionado (IVA). No entanto, concessões de última hora no texto aprovado aumentaram significativamente a alíquota final, tornando-a a mais alta globalmente.
A alíquota média do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) ainda não está definida. Mas estimativas apontam que ela deve ultrapassar 28% (podendo chegar a mais de 29%).
O que é IVA (Imposto sobre Valor Agregado)?
O IVA é amplamente utilizado em países desenvolvidos e busca tornar a tributação mais eficiente. O IVA incide sobre o valor adicionado em cada etapa da produção e comercialização de um produto ou serviço. Em outras palavras, ele é cobrado ao longo da cadeia produtiva, mas de forma não cumulativa, permitindo que as empresas abatam o imposto já pago nas etapas anteriores.
Por que o Brasil terá a maior alíquota de imposto do mundo?
O Brasil poderá ter a maior alíquota de imposto do mundo devido ao modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) proposto na reforma tributária. A alíquota, que poderá atingir até 26,5%, se tornará a mais alta globalmente, superando países como Hungria (27%) e Dinamarca (25%), caso as projeções se confirmem.
Os principais motivos para isso são:
Assim, o cenário leva o Brasil a buscar uma alíquota padrão que pode superar outros países e consolidar um sistema mais simplificado, mas potencialmente oneroso para o consumidor final.
Nord Research
As buscas por Camila Almeida Nunes, de 24 anos, chegaram ao fim nesta terça-feira (7)…
A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria de Fazenda, informa que os 144.356 carnês…
O preço do pó de café moído aumentou quase 40% nos supermercados brasileiros em 2024.…
A saída de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social (Secom), confirmada nesta terça-feira (7/1),…
O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), Derike Contri,…
Um jovem de apenas 23 anos morreu na tarde desta terça-feira, 07, em uma casa…
Este site faz uso de cookies.