Eventos esportivos inseridos no calendário de Brotas, no interior de SP, ajudam a quebrar a sazonalidade do turismo
As corridas de rua são uma tendência global e, no Brasil, os organizadores já preveem um aumento de até 30% nos inscritos em provas. À medida que cresce a participação de público e novos adeptos, há um reflexo na procura por novas experiências na prática. Em Brotas, no interior de São Paulo, eventos desta modalidade entram no calendário de eventos da cidade e ampliam o conceito de turismo esportivo.
Brotas alcançou o terceiro lugar no ranking de maior número de corredores finalistas em 2024, com 732 atletas, a partir de um recorte feito somente de corredores inscritos na região de Campinas. Ocupam o pódio as cidades de Americana e Indaiatuba, com 2.478 e 929 corredores finalistas, respectivamente.
Experiências complementares
Se o competidor busca as corridas para superar desafios e buscar outros formatos de provas, há também um interesse maior: aproveitar a viagem e passar um fim de semana em família ou com os amigos em um destino turístico. Uma demanda que aquece a rede de serviços da estância e que tem contribuído com a economia e a queda da sazonalidade do turismo.
As centenas de turistas que vêm à cidade a cada prova impulsionam os setores de hospedagem, alimentação, ecoparques e agências que oferecem atrativos turísticos. O incentivo à prática esportiva promove uma comunidade mais ativa e saudável, contribuindo com o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores locais.
O incentivo à prática de corridas na estância tem participação direta da Secretaria Municipal de Turismo. O município entra com o apoio na organização, infraestrutura e divulgação para atrair os corredores. A população também é envolvida e, de maneira indireta, há uma política pública de estímulo ao bem-estar.
Conexão com a natureza
O contato com o ambiente natural proporciona uma sensação de fuga da agitação urbana, sendo um forte atrativo para os corredores.
Estudos científicos têm demonstrado que correr em meio à natureza não apenas melhora a saúde física, mas também tem efeitos positivos sobre o bem-estar mental. Um artigo da Stanford University publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, defende que correr ao ar livre ajuda a diminuir a ansiedade e a depressão. Isso acontece porque a exposição à luz natural, a sensação de liberdade proporcionada pelo ambiente ao ar livre e a experiência de estar em contato com a natureza ajudam a reduzir o estresse, aumentar a concentração e promover uma sensação de calma e contentamento.