Brasil

Alinhamento Raro dos Planetas Encanta o Céu do Brasil Nesta Sexta-feira

IA

Um evento astronômico raro está prestes a encantar os apaixonados por astronomia no Brasil e no mundo. Nesta sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025, todos os planetas do Sistema Solar — Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno — estarão alinhados em uma configuração especial que permitirá, em condições ideais, sua observação a olho nu, sem a necessidade de equipamentos como telescópios ou binóculos. O fenômeno, que atinge seu auge hoje, promete ser um espetáculo celestial imperdível.

O alinhamento começou a se formar desde janeiro, mas é nesta sexta-feira que ele alcançará seu ponto máximo, com a chegada de Mercúrio à mesma linha de visada dos demais planetas. Esse evento é resultado das diferentes velocidades com que os planetas orbitam o Sol. A Terra, por exemplo, leva 365 dias para completar uma volta ao redor da estrela, enquanto Júpiter demora cerca de 12 anos. Essa “dança cósmica” faz com que os planetas pareçam se alinhar no céu, próximos uns dos outros, possibilitando que sejam vistos juntos no horizonte em um mesmo horário, desde que o céu esteja limpo, sem nuvens ou obstáculos.

Um Evento de Raridade Cósmica

Segundo Roberto Costa, professor do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), a raridade desse alinhamento é impressionante. “Para os planetas se alinharem da mesma forma, no mesmo arranjo que estão agora, isso só vai acontecer daqui a mais ou menos quatro séculos, lá para o final do século 25”, explica o especialista. Isso não significa que outros alinhamentos não ocorrerão antes disso — diferentes configurações planetárias poderão ser observadas —, mas a repetição exata deste arranjo específico é um evento que transcende gerações.

O auge do fenômeno nesta sexta-feira está associado à presença de Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, que se junta aos demais na linha de visão. Contudo, observá-lo pode ser um desafio. “O que pode atrapalhar um pouco a observação desta região no dia 28 é a presença da Lua também na direção oeste. Seu brilho torna mais difícil observar os planetas. Mercúrio fica quase impossível”, alerta Costa. Apesar disso, ele garante que é possível enxergar Mercúrio a olho nu, desde que as condições sejam favoráveis.

Como Observar o Alinhamento

Para quem deseja aproveitar esse espetáculo, não é necessário equipamentos sofisticados, embora lunetas e binóculos possam facilitar a experiência. O segredo é encontrar um local com o horizonte oeste livre de obstáculos, como prédios, árvores ou morros, e torcer por uma noite clara, sem nuvens. “Minha sugestão para um observador leigo é sempre começar por Vênus. Ele é o objeto mais brilhante do céu, exceto o Sol e a Lua”, orienta o professor. A partir de Vênus, será mais fácil localizar os outros planetas ao longo da linha imaginária que eles formarão no céu.

Para aumentar as chances de sucesso, Costa recomenda o uso de aplicativos de astronomia, como Stellarium ou Sky Chart, disponíveis gratuitamente para celulares e computadores. Essas ferramentas reproduzem o céu em tempo real e ajudam a identificar a posição exata dos planetas para qualquer horário e local. Uma dica extra do especialista é tentar observar o fenômeno novamente na quarta-feira, 4 de março, quando a Lua estará mais afastada e seu brilho não interferirá tanto na visualização.

Sem Impacto na Terra

Apesar da beleza do evento, Costa refuta mitos sobre possíveis influências do alinhamento no planeta Terra. “A força das marés é exercida pela Lua e pelo Sol. Os planetas estão a distâncias muito, muito grandes e é absolutamente impossível que ocorram influências gravitacionais dos planetas sobre a Terra”, esclarece. Portanto, o fenômeno é apenas um deleite visual, sem qualquer efeito físico ou energético em nossas vidas.

Um Espetáculo para Admirar

O alinhamento dos planetas nesta sexta-feira é uma oportunidade única de conexão com o universo. “É difícil que ocorra essa coincidência”, destaca Costa, reforçando a necessidade de todos os planetas, com suas órbitas e velocidades distintas, se posicionarem em uma mesma direção. Para os brasileiros, é hora de olhar para o céu e apreciar esse raro “balé celestial” que, segundo especialistas, só se repetirá em sua forma exata daqui a séculos. Prepare-se, escolha um bom ponto de observação e maravilhe-se com a grandiosidade do Sistema Solar!

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Polícia Detém Autor de Roubos em Ibaté e Apreende Arma do Crime

Na manhã desta sexta-feira (28), às 09h40, equipes da Força Tática detiveram um suspeito de…

1 hora atrás

Torcedores do Corinthians se unem para doar sangue na Santa Casa de São Carlos

Nesta sexta-feira (28), o Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos recebeu torcedores…

2 horas atrás

Prefeitura de São Carlos inaugura novo prédio do Cemei Santo Piccin

A Prefeitura de São Carlos inaugurou nesta sexta-feira (28/02) o novo prédio do Centro Municipal…

2 horas atrás

Nike Anuncia o Relançamento da Icônica Mercurial Vapor 1 “Dark Cinder” em Homenagem a CR7

A Nike está prestes a reavivar a nostalgia dos amantes do futebol com o relançamento…

2 horas atrás

“Prisômetro” chega a São Paulo: Cidade exibe prisões em tempo real

A Prefeitura de São Paulo lançou na última terça-feira (25) o “Prisômetro”, um painel digital…

7 horas atrás

SAAE atende comissão de concursos

O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), Derike Contri,…

8 horas atrás

Este site faz uso de cookies.