Política

Alesp aprova projeto que cria Escola Cívico-Militar no Estado de SP

Reprodução

O Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governo do Estado de São Paulo, foi aprovado na terça-feira (21) na sessão ordinária realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Aprovado, agora segue para sanção do governador.

“Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas.

De acordo com o governo, a projeto tem como objetivos a melhorar a qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias estaduais da Educação e da Segurança Pública.

Como será implantado o Programa Escola Cívico-Militar

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dará início à implantação do programa ainda neste ano em unidades com índices de rendimento escolar inferiores à média estadual, atrelados a índices de vulnerabilidade social e fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono). A expectativa é que de 50 a 100 escolas adotem o modelo no Estado.

O programa Escola Cívico-Militar para ser implantado precisará passar pelo consentimento das comunidades escolares, que serão consideradas por meio de consultas públicas. Um aviso deverá ser publicado no Diário Oficial com pelo menos 15 dias de antecedência de cada consulta às comunidades escolares.

Os pais de alunos e professores terão que ser ouvidos para definir sobre a transformação da instituição em escola cívico-militar com policiais militares da reserva atuando na disciplina e no civismo, sem impacto na parte pedagógica.

O novo modelo não exclui nenhum programa da Secretaria de Educação em andamento nas escolas. A proposta é complementar as ações pedagógicas da Seduc e visa compartilhar com os estudantes valores como civismo, dedicação, excelência, honestidade e respeito.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Dupla é detida com drogas no Bela Vista

Nesta segunda-feira, durante uma operação de patrulhamento preventivo pela Equipe Canil da Guarda Municipal, dois…

21 minutos atrás

Advogado de Milton César Magalhães solicita redução de pena após condenação em júri popular

A defesa de Milton César Magalhães anunciou que vai recorrer da sentença de 10 anos…

3 horas atrás

Santa Casa encerra 1ª turma de aprendizes com efetivações e homenagens

A Santa Casa de São Carlos realizou a cerimônia de encerramento da 1ª turma de…

3 horas atrás

Colisão entre carro e poste causa transtorno no Jockey

Na manhã desta segunda-feira (16), um acidente envolvendo um Volkswagen Gol deixou moradores do bairro…

4 horas atrás

Pesquisa Statsol aponta Newton Lima na liderança seguido por Netto Donato

Pesquisa aponta para diferença de 6,17 % entre Newton Lima e Netto Donato na corrida…

5 horas atrás

Mulher é atropelada no cruzamento da Rua Jesuíno de Arruda com a Avenida São Carlos

Uma mulher foi atropelada na manhã de hoje (16) nas proximidades da faixa de pedestres,…

6 horas atrás

Este site faz uso de cookies.