Brasil

Ações do McDonald’s voltam a cair após contaminação por E. coli nos EUA

© Shutterstock

As ações do McDonald’s voltaram a cair na quarta-feira (23), após a divulgação de um surto de E. coli depois do consumo de um lanche na rede de fast food.

Os papéis chegaram a desvalorizar mais de 6% na abertura da Bolsa de Nova York. Na terça-feira (22), as ações da empresa já haviam caído 9,6%.

A performance foi impactada diretamente pela divulgação, pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), de uma morte, dez hospitalizações e 38 infecções por E.coli após a ingestão do Quarterão com Queijo.

Os casos teriam ocorrido entre o fim de setembro e a primeira quinzena de outubro. Todos os entrevistados pelas autoridades que investigam o surto relataram ter comido no McDonald’s antes de adoecerem.

De acordo com o CDC, a suspeita é que a cebola usada no lanche tenha sido o responsável pela contaminação, já que o Quarterão é o único produto da rede que tem uma fatia do ingrediente.

A maioria das pessoas afetadas pelo surto estava nos estados do Colorado e Nebraska, disse o CDC. O McDonald’s afirmou que retirou temporariamente a venda do Quarterão em quatro estados, incluindo o Colorado, bem como em partes de outros oito estados no Centro-Oeste e Sudoeste dos EUA.

“Levamos a segurança alimentar extremamente a sério e é a coisa certa a fazer”, disse Cesar Piña, diretor da cadeia de suprimentos da América do Norte do McDonald’s.

As descobertas iniciais da investigação conectaram o surto a cebolas fatiadas provenientes de um único fornecedor, que atende três centros de distribuição, explicou Piña.

Os EUA são o maior mercado do McDonald’s, com mais de 13 mil lojas gerenciadas e franqueadas. O grupo de fast food gerou quase US$ 26 bilhões (R$ 147,9 bi) em vendas mundiais no ano até o final de junho.

“Esse susto com a saúde pública é a última coisa de que o McDonald’s precisa, uma vez que já está enfrentando dificuldades para impulsionar crescimento”, disse Susannah Streeter, anaista da Hargreaves Lansdown.

Piña acrescentou que o McDonald’s estava “trabalhando em estreita parceria com fornecedores para reabastecer o estoque do Quarterão nas próximas semanas”, destacando que outros hambúrgueres populares, incluindo o Big Mac, não foram afetados.

Uma das 10 pessoas hospitalizadas devido ao surto era uma criança, disse o CDC.

Todos os infectados testaram positivo para a mesma cepa da bactéria, conhecida como “O157:H7”. Os CDC pediram a qualquer pessoa que sofra de sintomas graves após comer um Quarterão, incluindo diarreia, cólicas estomacais, vômitos e febre, “que procure atendimento médico e informe seu médico sobre o que comeu”.

A cepa da bactéria é a mesma ligada a um incidente ocorrido em 1993 na rede de fast-food norte-americana Jack in the Box, que matou quatro crianças.

Melhorias nos padrões de segurança alimentar ajudaram a eliminar surtos de E. coli nos EUA, mas os CDC ainda estimam que quase 100 mil pessoas adoecem com a bactéria a cada ano, resultando em cerca de 3.270 hospitalizações e 30 mortes.

Mais recentemente, os CDC estavam monitorando surtos de cepas de E. coli ligadas a nozes orgânicas vendidas em lojas de alimentos naturais na Califórnia e Washington, bem como outro surto ligado à marca de queijo cheddar Raw Farm.

Em 2022, a rede de fast-food rival Wendy’s tomou a medida de precaução de remover alface romana de seus hambúrgueres e sanduíches depois que os CDC investigaram o ingrediente em conexão com um surto de E. coli, que deixou mais de 100 pessoas doentes em seis estados. A agência nunca estabeleceu se a alface contaminada era a fonte do surto.

FOLHAPRESS

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Após derrotarem o PT, Netto e Dr. Lapena se encontram

O prefeito eleito de Araraquara, Dr. Lapena (PL), esteve reunido com o prefeito eleito de…

14 minutos atrás

Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos

O Brasil se despede de um dos maiores boxeadores se sua história. José Adilson Rodrigues…

39 minutos atrás

FAB intercepta avião que entrou irregularmente em território nacional

Pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptaram um avião que ingressou clandestinamente no território brasileiro.…

1 hora atrás

Trânsito liberado na Francisco Pereira Lopes

Após a chuva forte que caiu em São Carlos na noite de ontem, algumas vias…

4 horas atrás

Prefeitura lançará novo REFIS 2024

O projeto de lei que dispõe sobre a instituição de um novo Programa de Recuperação…

5 horas atrás

São Carlos tem alerta para chuva nesta quinta-feira

São Carlos segue em estado de alerta para temporais nesta quinta-feira (24), conforme anunciado pelo…

6 horas atrás

Este site faz uso de cookies.