Clube da Luta (1999) completa 25 anos nesta terça-feira (15). Rapidamente, o filme estrelado por Brad Pitt e Edward Norton se tornou uma referência na indústria cinematográfica. O diretor David Fincher conseguiu impor um ritmo frenético a uma produção com uma estética única. No entanto, a trama é lembrada, quase três décadas depois, tanto pela sua reviravolta quanto pelas regras impostas pelo protagonista.
Na trama, o narrador (Edward Norton) leva uma vida infeliz como investidor de seguros, agravada por uma intensa crise de insônia. Assim, ele procura grupos de autoajuda, onde encontra Tyler Durden (Brad Pitt). Juntos, eles formam um clube com regras rígidas, no qual homens lutam entre si. A parceria parece perfeita até que o protagonista se interessa por Marla (Helena Bonham Carter).
Baseado no livro homônimo de Chuck Palahniuk, o filme está disponível no Disney+. O clássico da cultura pop poderia ter sido bem diferente do que foi visto no produto final. Inicialmente, os produtores consideraram Russell Crowe para o papel de Tyler, enquanto Matt Damon e Sean Penn foram cogitados para interpretar o narrador da trama.
Tangerina.uol