Instagram lança conta de adolescente para menores de 16 anos

images
Instagram lança conta de adolescente para menores de 16 anos

O Instagram anunciou, nesta terça-feira (17), a Conta de Adolescente, uma função que protegerá automaticamente os menores de 16 anos cadastrados na rede social, e aumentará o controle parental no app. A novidade promete limitar quem entra em contato com o usuário e o que eles podem ver na plataforma. Os jovens poderão, ainda, requisitar flexibilidade no perfil, mediante autorização dos pais e responsáveis.

Caso sejam contrários, podem acionar o recurso de supervisão, para ter mais controle sobre a conta dos menores. A funcionalidade deve chegar na América Latina a partir de janeiro de 2025. Nas próximas linhas, confira mais detalhes sobre a novidade do Instagram.

Conta de Adolescente com proteção integrada

A novidade anunciada pela Meta vai aplicar algumas restrições a contas de menores de idade no Instagram. Todas as contas de pessoas até 16 anos serão automaticamente privadas, não receberão notificações à noite no modo noturno, terão interações limitadas, e receberão lembretes de limite de tempo e restrição de conteúdo sensível. Segundo a Meta, “essa experiência foi projetada para oferecer mais apoio aos pais, dando a eles a tranquilidade de saber que seus filhos estão seguros e protegidos”. Além disso, os menores também poderão acionar um novo recurso na aba Explorar, que permite a seleção de tópicos de maior interesse, tornando a linha do tempo mais “divertida e positiva”.

A nova modalidade de conta está inserida em uma configuração rigorosa por parte da plataforma, que limitará o contato com conteúdo sensível. A rede social será mais rígida e alega que será menos provável que os adolescentes tenham contato com o conteúdo sensível e, em muitos casos, esse material será ocultado, mesmo que seja compartilhado por algum contato da conta do adolescente.

A empresa garante que conseguirá detectar de maneira proativa as contas de menores, mesmo que eles mintam sobre a idade indicando a data de nascimento de um adulto. Ao ser detectado, o menor terá a sua conta inserida automaticamente no modelo de Conta de Adolescente. A Meta anunciou que também deve adotar a medida para outras plataformas da empresa no próximo ano, como WhatsApp, Facebook e Facebook Messenger.

Supervisão parental dá mais controle aos pais no Instagram

A conta dos adolescentes será lançada já com a proteção integrada, mas possibilita aos pais acionarem o recurso de supervisão, caso desejem ter mais controle sobre a conta dos menores. As mudanças incluem obtenção de informações sobre os contatos dos filhos, definição de limites de tempo diário de uso do Instagram, barreira em conteúdos específicos da rede social e a possibilidade de ver os tópicos que os menores estão acompanhando.

Apesar das novidades, os menores poderão requisitar a autorização dos pais para conseguirem acessar conteúdo bloqueados. Para isso, os responsáveis devem acionar formas mais brandas de controle do conteúdo. Assim que o recurso de supervisão for acionado, os pais podem aprovar ou negar as solicitações dos filhos.

Quando chega a Conta de Adolescente do Instagram?

A Meta anunciou que as mudanças serão implementadas primeiro para as contas que se inscreveram no Instagram Conta de Adolescente e será posteriormente implementada para todos os menores de 16 anos, até mesmo os que tentam mentir a idade na rede social. Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, além da União Europeia, devem receber a novidade ainda neste ano. No Brasil, assim como em toda a América Latina, o recurso é esperado que apenas em janeiro de 2025.
Com informações da Meta

Mais do TechTudo