Prefeitura oferece mais de mil mamografias mensalmente

MAMO
Prefeitura oferece mais de mil mamografias mensalmente

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta que o Sistema Único de Saúde (SUS) vem ofertando mensalmente 1.170 exames de mamografia que são realizados na Santa Casa de São Carlos e no Hospital Universitário (HU-UFSCar).

A mamografia é um exame de raio x que serve para identificar um nódulo pequeno na mama, de até 1 mm, ou seja, antes mesmo que a mulher ou seu médico consigam senti-lo com a palpação. A mamografia, quando identifica um nódulo que vem a ser um tumor maligno, pode ajudar a salvar a vida da mulher, pois uma vez identificado no exame, o nódulo pode ser retirado e a mulher é tratada mais cedo, com mais chances de cura do câncer. A mamografia também ajuda os médicos a visualizarem nódulos ou calcificações que não significam câncer, podendo ser tumores benignos ou lesões de outro tipo. A mamografia de rastreamento é recomendada na faixa etária de 40 a 69 anos, a cada dois anos.

“Aqui em São Carlos são oferecidas pelo SUS 1.170 mamografias por mês e também exames de Papanicolau que a demanda é livre. A solicitação para fazer a mamografia pode ser solicitada diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), por meio de consulta médica ou consulta de enfermagem”, explica a secretária de Saúde, Jôra Porfírio.

A secretária disse, ainda, que mensalmente sobram vagas para o exame de mamografia. “Não temos filas para esses exames, o de Papanicolau, que detecta alterações nas células do colo do útero, é coletado na unidade mesmo e a mamografia já é marcada após a consulta, por isso alertamos as mulheres para que procurem a unidade mais próxima da sua residência e façam seus exames de rotina”, alerta Jôra Porfírio.

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), diagnosticados com câncer, os serviços do Ambulatório Oncológico. De janeiro a agosto desse ano já passaram por consulta no Ambulatório 8.039 pacientes.

“As pacientes diagnosticadas com câncer  de mama também são encaminhadas para o Ambulatório Oncológico. Nesta unidade elas passam consultas médicas com oncologistas e iniciam o tratamento quimioterápico ou de hormonioterapia e de radioterapia. A cirurgia, quando necessária, também é marcada pelo Ambulatório. Hoje mais de 369 pacientes diagnosticadas com câncer de mama recebem tratamento”, finaliza a secretária.

O Ambulatório Oncológico está localizado na rua Paulino Botelho, 865, na Vila Pureza. Os telefones para contato são 3368-4833 ou 3419-3460. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.