Lula anuncia Macaé Evaristo como ministra dos Direitos Humanos no lugar de Silvio Almeida

LULA 1
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na segunda-feira, 9 de setembro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a escolha da deputada estadual de Minas Gerais, Macaé Evaristo (PT), para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela sucederá Silvio Almeida, cuja saída marca uma nova fase no ministério.

A posse de Macaé Evaristo está prevista para a próxima semana. Em sua declaração após ser escolhida, a deputada agradeceu o convite do presidente Lula, destacando a natureza afetiva do convite. “Recebi um convite muito afetivo do presidente Lula, que diz conhecer minha trajetória de luta pelos direitos humanos e antirracista”, afirmou.

O nome de Macaé Evaristo estava entre os favoritos de Lula, como informou o blog no fim de semana.

Após a escolha, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que a nova ministra é combativa na defesa da educação, dos direitos humanos e dos direitos de crianças e adolescentes.

“Com Macaé Evaristo, do PT de Minas, no Ministério dos Direitos Humanos, o presidente Lula nomeia uma mulher negra, combativa, com história de lutas e realizações na defesa da educação e dos direitos humanos, das crianças e adolescentes”, escreveu Gleisi em suas redes sociais.

É professora desde os 19 anos, graduada em Serviço Social, mestre e doutoranda em educação. Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) em Belo Horizonte e estadual (2015 a 2018) de Educação.

G1