“Chegou o tempo de Newton Lima prefeito”, proclama Alckmin

WhatsApp Image 2024 08 05 at 14.28.00
“Chegou o tempo de Newton Lima prefeito”, proclama Alckmin

Newton Lima antecipa convite para Lula e Alckmin estarem presentes na entrega da conclusão da obra do Hospital Universitário, em 2025

Na convenção que homologou a candidatura de Newton Lima (PT) a prefeito e de Marcos Martinelli (PSD) a vice, no último sábado (3), pela Coligação “São Carlos Merece o Melhor” (PT, PC do B, PV, PSD, PSB, PSol e União Brasil), no Hotel The Hill, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PT), fez questão de enfatizar, no seu discurso, que ‘chegou o tempo de Newton Lima prefeito”.

Alckmin citou uma frase do escritor francês Victor Hugo – “Nada segura a ideia que chegou a seu tempo” – para proclamar publicamente que “chegou o tempo do trabalho, da competência, da experiência, do amor ao povo” ao exaltar as qualidades de Newton Lima e Martinelli.

O atual ministro da Indústria, Comércio e Serviços do governo Lula também recordou que, como governador de São Paulo, sempre foi bem recebido em São Carlos, quando Newton Lima era prefeito. Em tom de brincadeira, atribuiu a cortesia a um possível parentesco com Dona Alexandrina Messias Alckmin de Oliveira que, quando viúva, doou a Sesmaria do Monjolinho ao município, o que ampliou o seu território na região Norte, desde a Catedral.

Newton Lima e Alckmin elencaram obras em comum para São Carlos durante seus mandatos: construção de 1.840 unidades do Casa Paulista, criação do campus 2 da USP (Universidade de São Paulo), expansão do aeroporto “Mário Pereira Lopes” para abrigar o Centro Tecnológico da TAM e a duplicação de rodovias, dentre outras realizações.

NEWTON GRATO A ALCKMIN

Newton Lima também manifestou gratidão a Alckmin por ter aceitado participar da Frente Democrática que elegeu Lula presidente em 2022. Mas a gratidão vai além. Newton Lima destacou que “Alckmin é o grande responsável pela viabilização política da maior obra que vai mudar a história de São Carlos”: o Hospital Universitário (HU), cuja construção começou em 2005, no governo Lula, mas o projeto ficou ameaçado a partir de 2013, quando o então prefeito levantou a ideia de instalar o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) no local.

“Coube ao secretário estadual da Saúde da época, David Uip, conversar com o governador Alckmin e numa visita a São Carlos coube a Alckmin, com visão de homem público, de médico, de humanista, convencer o então prefeito a fazer a coisa certa” recordou Newton: a instalação do AME em outro local (hoje na Vila Prado).

Newton reportou também as palavras de Alckmin, à época: “Não se preocupe, vamos instalar o AME em São Carlos, mas não no HU” que deveria permanecer sob a gestão da União para ser um Centro de Referência do SUS (Sistema Único de Saúde), no interior de São Paulo.

“Na última semana, o governo Lula anunciou um investimento de R$ 79,3 milhões na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Destes recursos, R$ 24 milhões serão destinados para a conclusão do nosso Hospital Universitário, tão importante para a nossa população”, prosseguiu Newton.O valor faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Newton Lima previu que o recurso a ser liberado permitirá a conclusão de um sonho: o término da obra do Hospital Universitário que passará a contemplar o seu projeto original com 212 leitos, triplicando a sua capacidade de atendimento. “Com coragem, fé e muito trabalho, podemos mudar nossas cidades e o Brasil. Esperamos contar, em 2025, com a presença de Lula e Alckmin na inauguração de mais esta grande obra para São Carlos”, antecipou Newton o convite ao presidente e vice da República.