30 novos agentes vão reforçar o trabalho de combate à dengue

dengue
MS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou na quarta-feira (17/07), no auditório do Museu da Ciência de São Carlos “Prof. Mário Tolentino”, a capacitação de 30 novos Agentes de Combate às Endemias (ACE’s).

Os novos agentes receberam treinamento de todas as atividades de controle de vetores para poder auxiliar as equipes efetivas a realizar o trabalho de combate ao Aedes aegypt na cidade.

Denise Scatolini, chefe de Seção de Informação, Educação e Comunicação do Departamento de Vigilância em Saúde ressaltou que são 30 agentes e três líderes de equipes que vão implementar o trabalho de combate às endemias nas áreas mais críticas da cidade. “Apesar de estarmos no período de inverno, ainda tem incidência de Dengue na cidade porque o período de transmissão não cessou. Os novos ACE’s devem iniciar o trabalho na próxima semana, após realizarem o treinamento de todas as atividades de controle de vetores. Um grande reforço que recebemos porque eles vão nos ajudar a fazer este trabalho e aprender sobre como é fazer controle e educação em saúde na cidade”, salientou Denise Scatolini.

A capacitação dos novos agentes reforça o time dos ACE’s que já realizam visitas domiciliares voltadas para esclarecimento de dúvidas sobre a Dengue, eliminação de focos, criadouros entre outras orientações à comunidade, além de intensificar as ações que a SMS desenvolve no processo de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e outras arboviroses.

Em São Carlos já foram registradas esse ano 24.445 notificações para Dengue, com 7.633 casos positivos, sendo 6.983 autóctones e 650 importados. Para Chikungunya foram registradas 147 notificações, com 91 casos descartados, 03 positivos, sendo 2 autóctones e 1 importado e 56 aguardando resultado de exame. Para Zika foram registradas 25 notificações, com 24 casos descartados e 1 aguardando resultado de exame. Para Febre Amarela foram registradas 3 notificações, com 3 casos descartados.

A cidade registra até esse momento 1 morte por Dengue. Outros 10 casos continuam em investigação.