No ano de 2012, foi implantada a ciclovia na Avenida Comendador Alfredo Maffei, na região do Parque da Chaminé, em São Carlos.
Os ciclistas se sentiam mais protegidos, não muito, mas um pouco. Porém, neste ano, a atual gestão realizou obras de recapeamento na Avenida citada e, com isso, a ciclovia desapareceu.
Um ciclista que pediu anonimato falou com nossa reportagem sobre o assunto.
“O recape aparentemente ficou bom, porém, cadê a ciclovia? Será que o secretário de transporte e trânsito esqueceu dos ciclistas? O Cesinha (secretário de trânsito) não anda de bike? A ciclovia não é prioridade da atual gestão?” questionou.
Sabemos que as ciclovias podem contribuir para a redução do volume de tráfego nas cidades, uma vez que os ciclistas têm um espaço dedicado para se deslocarem. Elas poderão induzir a redução da dependência dos meios de transporte motorizados, e consequentemente o congestionamento nas vias principais. Com menos veículos nas vias, o trânsito tenderá a fluir melhor, beneficiando não apenas os ciclistas, mas também os motoristas e usuários do transporte público.
O secretário de Transporte e Trânsito, Cesinha Maragno, indicado pelo presidente da Câmara, Marquinho Amaral, precisa vir a público e dizer o que vai fazer em relação ao assunto abordado.