O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), por meio da Gerência de Drenagem e manejo de Águas Pluviais, está executando na última quarta, 1, a limpeza e desobstrução das aduelas do córrego Santa Maria do Leme no ponto de desemboque com o Monjolinho.
Segundo Eduardo Casado, Gerente de Drenagem da autarquia, este é um trabalho realizado periodicamente nesse córrego. “Precisamos sempre realizar intervenções neste trecho, devido ao acúmulo de galhos e troncos de árvores, há risco de obstrução total da passagem de água, o que acarretaria grandes transtornos para os moradores e demais pessoas que transitam pelo local”, observa.
Entretanto, essa iniciativa do SAAE não será a única. “Estamos preparando e planejando um serviço maior de desassoreamento para o trecho do Santa Maria do Leme, desde o ponto em que recebe o córrego Cambuí até o Monjolinho. É um rio urbano importantíssimo, com um grande trecho de margens arborizadas e com ótima qualidade de água. Com esses serviços, o SAAE faz sua obrigação e contribui para a conservação do nosso patrimônio natural”, salienta.
O Presidente do SAAE, o engenheiro Mariel Olmo, explica que é função da autarquia a preservação dos córregos, bem como evitar problemas para os munícipes. “Este trabalho realizado pelo SAAE é fundamental, pois temos a obrigação de deixar o córrego limpo e sem obstruções para a passagem da água, não podemos permitir transtornos aos munícipes e preservar o córrego é muito importante para o ecossistema”, ponderou