O Vaticano confirmou, na última segunda-feira (01), a aprovação do processo para canonizar Carlo Acutis, um adolescente italiano que morreu de leucemia no ano de 2006, aos 15 anos.
Acutis nasceu em 1991 em Londres e pouco depois mudou-se para Milão, Itália, com a família. Ele cresceu na fé católica, frequentemente trabalhando como voluntário com moradores de rua, limpando o lixo em sua vizinhança, trabalhando em sua igreja local e realizando outros atos de bondade.
Juntamente com outros hobbies e interesses, Acutis aparentemente gostava de videogame e era sabido que jogava títulos de franquias como Halo, Mario e Pokémon. Sua mãe afirma que, embora ele tenha recebido um PlayStation aos oito anos, o passatempo se limitava a apenas uma hora de jogo por semana devido a preocupações com o vício. Acutis era adepto da tecnologia e era conhecido como “o influenciador de Deus” devido ao seu trabalho de documentar vários milagres católicos em um site próprio.
Acutis tem passado pelas múltiplas etapas do processo de canonização nos últimos anos. A sequência de atividades pode muitas vezes levar anos ou mesmo décadas, normalmente exigindo que pelo menos dois milagres sejam atribuídos ao candidato, juntamente com mais provas de uma vida de fé. Mas a causa de Acutis foi adotada por muitos, em parte devido à sua popularidade entre os católicos mais jovens.
A causa da sua canonização foi aberta em 2012, apenas seis anos após a sua morte (é necessário um período de espera de cinco anos). O jovem foi decretado “Venerável” em 2018 e beatificado (declarado “Bem-aventurado”) apenas dois anos depois, em 2020, quando a Igreja Católica reconheceu um milagre atribuído a ele. Supostamente, um menino brasileiro com um grave defeito de nascença que não conseguia consumir alimentos foi normalmente curado após sua mãe orar pela intercessão de Acutis. Um segundo milagre, envolvendo uma menina costarriquenha que supostamente foi curada de um traumatismo craniano depois que sua mãe rezou no túmulo de Acutis, foi desde então atribuído a ele.
Com ambos os milagres reconhecidos pela Igreja, Acutis deverá ser canonizado e provavelmente nomeado santo em 2025.
IGN Brasil