Estamos vivendo os dias mais frios do ano, por enquanto, neste outono que termina no próximo dia 21, com a chegada do inverno. Estações essas em que a umidade do ar fica mais baixa e as temperaturas em queda levam à diminuição da transpiração corporal. Por causa desse fator, a pele fica mais seca. Além disso, nesta época, é comum que algumas crises alérgicas apareçam, justamente pelo tempo seco e pela falta de umidade. Gripes, resfriados, crises de rinites, sinusite e bronquite são propícias a surgirem durante este período do ano.
A pele do rosto e do corpo fica ressecada, tornando-se esbranquiçada pela desnaturação da proteína durante o inverno. Doenças como Dermatite seborreica, Dermatite atópica, Psoríase e Ictiose vulgar podem ser desencadeadas ou agravadas neste período.
Profissionais da saúde orientam a população para terem uma alimentação mais saudável, assim deixa a pele mais hidratada. É necessário o consumo de frutas, verduras, legumes e sementes, tais como laranja, limão, mexerica, morango, amêndoas, nozes, brócolis, repolho, cenoura, soja, entre outros. Estes alimentos contêm antioxidantes que neutralizam os radicais livres, promovendo assim o rejuvenescimento como melhora da elasticidade e hidratação da pele.
Quando começa o inverno no Brasil em 2024?
Em 2024, o inverno começará na tarde de 21 de junho, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em 22 de setembro, às 9h44, o inverno se despede para dar lugar à primavera.