Entre vaias e aplausos Lula visita Araraquara

arara
Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nos primeiros dois anos deste terceiro mandato, visitou a cidade de Araraquara pela segunda vez, sendo uma no ano passado e a outra nesta sexta-feira, 24.

A comitiva do presidente foi recebida pelo prefeito Edinho Silva (PT) e foi para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Scabello, no Jardim das Hortências.

Lula acompanhou a ação do “Mais Saúde Bucal nas Escolas”, programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, programa que visa contribuir para diminuir a ocorrência de cáries e outros agravos por meio de avaliações da saúde bucal dos estudantes, escovação dental supervisionada, aplicação tópica de flúor e Tratamento Restaurador Atraumático (TRA).

O principal compromisso do presidente foi no Distrito Araraquara, antigo CEAR. No local, Lula discursou, após a assinatura da ordem de serviço para as obras de macrodrenagem da Via Expressa.

Lula falou sobre ações diversas do governo federal e disse que voltou à Presidência da República porque o país “estava sendo destroçado pelo negacionismo, por pessoas que negavam a ciência”.

“Vamos construir um país que vive em harmonia, que tenha fraternidade e solidariedade, assim como o Brasil está fazendo com o Rio Grande do Sul. É um país assim que queremos, solidário, ou um ajude o outro” disse Lula.

Investimentos do governo federal em Araraquara:

O Plano de Macrodrenagem da Via Expressa e Reurbanização da Orla Ferroviária é dividido em três fases e conta com um investimento de R$ 143 milhões, de recursos vindos do Governo Federal, com contrapartida do município de 1%, ou seja, R$ 1.430.000,00.

A construção do Parque Linear

O Ministério dos Transportes assinou neste mês o termo de cessão de uso de área férrea de 2,5 quilômetros não operacionais para a Prefeitura poder fazer a obra antienchente e também dar início à construção do Parque dos Trilhos: áreas verdes, de lazer, convivência, ciclovias. Araraquara foi a primeira cidade do Brasil a receber área ferroviária desativada para a obra antienchente.

UFSCar

Grevistas da UFSCar de São Carlos foram ao encontro do presidente Lula em Araraquara. Os manifestantes gritaram palavras de ordem para o presidente “prestar atenção e negocie com a educação”.

Durante a visita a Araraquara, o presidente disse que “é necessário mudar o discurso” de que valorização salarial é gasto.

Quando as empresas dão aumento para os funcionários, por que elas dão? Porque elas sabem que o funcionário precisa de aumento para trabalhar mais feliz. Então, não é gasto não, é investimento que ela está fazendo na melhoria da sua produção. Então, por que é que o governo, quando aumenta médicos, quando aumenta dentista, quando aumenta… É gasto? Não! Salário não é gasto, é investimento, porque se a pessoa estiver trabalhando, feliz e motivada, ela produz um dobro, ela se dedica muito mais e ela cumprirá com toda sua tarefa”, afirmou Lula.