Sesc São Carlos na Semana Mundial do Brincar 2024

Sesc São Carlos na Semana Mundial do Brincar 2024
Sesc São Carlos na Semana Mundial do Brincar 2024

Entre os dias 25 de maio e 2 de junho, o Sesc São Paulo participa da Semana Mundial do Brincar – ação promovida pela Aliança pela Infância. A programação acontece em 36 unidades do Sesc no estado de São Paulo e conta com mais de 150 atividades, todas gratuitas, que visam fortalecer a brincadeira como elemento fundamental do universo da infância.

Com o tema “Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar”, a programação convida o público a dar as mãos e ter a oportunidade de conviver, olhar, compartilhar suas brincadeiras, emoções e conhecimentos, na dinâmica dos trabalhos em grupo. A roda é símbolo das danças circulares, das conversas, das cirandas e de tantas manifestações culturais que estão presentes nas memórias de infância dos adultos e os convidando para construir um futuro mais afetivo para as próximas gerações.

São mais de 150 atividades gratuitas – entre espetáculos, vivências, oficinas, contação de histórias e shows – que buscam aproximar adultos e crianças numa convivência lúdica, apontando a importância do brincar.

Programação Sesc São Carlos

Já no Sesc São Carlos, de 29/5 a 2/6, a vivência Brincadeiras ancestrais, é um dos destaques da programação da unidade com o Coletivo FestErê, oferece a oportunidade de crianças e adultos brincarem juntos a partir de estímulos trazidos pelo livro “Afrofuturo Ancestral do Amanhã”.

Acompanhe as demais programações de São Carlos –

vivência
Telhado de histórias
Com grupo Raconto
Numa tenda lúdica, com telhados de fitas e bolsos repletos de livros, as crianças são estimuladas à leitura pelos mediadores do grupo Raconto. Elas conhecem diferentes histórias e refletem sobre cada uma delas, trocando impressões depois da leitura, além de explorarem o inusitado espaço.
Dia 25/5. Sábado, 9h às 13h.
Atividade externa. Grátis.

oficina

Chapéu de vaqueiro

Com Bel Carvalho

As crianças aprenderão a fabricar um adereço de um dos personagens mais importantes do festejo: um chapéu de vaqueiro. Após a oficina, acontece uma contação de histórias e finaliza com uma vivência de bumba-meu-boi

Dia 25/5. Sábado, 14h às 15h30.

Convivência interna. Grátis. Senhas 30 minutos antes no local da atividade. Lugares limitados.

Livre – Autoclassificação

contação de história

Do Auto do Nosso Boi e Vivência de Bumba-Meu-Boi

Com Bel Carvalho

Nesse auto, Bel propõe uma releitura do tradicional teatro popular do Maranhão, seu estado natal, considerando os atuais debates antirracistas e contará ao público a história de Chico e Catirina, que roubam o boi encantado do patrão, recriando parte da tradição do Bumba-Meu-Boi, patrimônio imaterial da humanidade. Ao final da contação, ela se junta com mais dois musicistas/brincantes para a vivência de Bumba Meu Boi, cantando as toadas, brincando e tocando maracá, matraca e pandeirão.

Dia 25/5. Sábado, 16h.

Convivência externa. Grátis.

Livre – Autoclassificação

oficina

Se joga na roda!

Com educadores de Infâncias e Juventudes

Durante a Semana Mundial do Brincar, as atividades para as famílias buscam colocar luz nos jogos, brincadeiras, vivências e oficinas. Venham brincar com a gente.

Crianças devem estar acompanhadas por um adulto de referência.

De 26/5 a 2/6. Quintas, sextas e domingos, 14h às 16h.

Foyer do teatro. Grátis. Senhas 30 minutos antes na Loja Sesc. Lugares limitados.

Livre – Autoclassificação

vivência

Brincadeiras ancestrais

Com o Coletivo FestERE

Brincar é um saber que a criança desperta em contato com o mundo, nessa vivência o coletivo festERE vai estimular a nossa memória para recuperarmos mais saberes brincantes, por meio de experiências lúdicas e despertar de todas as infâncias, para crianças e adultos brincarem juntos.

O coletivo promove o brincar a partir de estímulos trazidos pelo livro Afrofuturo ancestral do amanhã. E você não vai perder, não é mesmo?

Dia 29/5. Quarta, 14h30 às 15h30, 15h30 às 16h30 e 16h30 às 18h.

De 30/5 a 2/6. Quinta, sábado e domingo, 10h30 às 11h30 e 11h30 às 12h30.

Dia 31/5. Sexta, 16h30 às 17h30 e 17h30 às 18h30.

Convivência interna. Grátis.

Livre – Autoclassificação

vivência

Bem bolados

Com Volta e Meia

As crianças são curiosas e se encantam com as descobertas que fazem sobre o mundo e suas vivências. Desde muito pequenos são atraídos por elementos multissensoriais e possuem interesse crescente pelo ambiente que os cercam. Ações como agarrar, estender a mão para alcançar objetos, apertar, chacoalhar, lançar, são parte da progressão do seu desenvolvimento. A proposta Bem Bolado traz para as crianças de 0 a 3 anos muitas bolas para serem objetos de brincadeira e exploração. Com cores, tamanhos, texturas e aromas diversos, essas bolas oferecem muitas possibilidades para as diversas faixas de desenvolvimento infantil. São 3 balaios em crochê repletos de diferentes bolas.

Dia 30/5. Quinta, 10h30 às 11h30, 11h30 às 12h30 e 12h30 às 13h30.

Espaço de brincar. Grátis.

Livre – Autoclassificação

vivência

Construindo brincadeiras

Com Cia. Volta e Meia

Esconder-se, esconder o outro, esconder diferentes partes do corpo: a cabeça, as mãos, os pés, habitar, transformar, puxar, empurrar, equilibrar, transportar, correr, parar, rebolar, disfarçar. Essa é a brincadeira que vai se construindo em meio a caixas de papelão que sugerem pontes, portas, janelas, abrigos, fantasias, objetos. Juntas ou separadas, as caixas de diversos tamanhos tornam-se objetos para muitas invenções, construções e desconstruções, de acordo com o imaginário de cada um ou do grupo participante. As caixas são desenvolvidas e recriadas artesanalmente pela Cia. Volta e Meia. O tamanho diferenciado facilita a brincadeira coletiva.

Dia 30/5. Quinta, 14h30 às 15h30, 15h30 às 16h30 e 16h30 às 17h30.

Espaço de brincar. Grátis.

Livre – Autoclassificação

Promovida no Brasil desde 2009 pela Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar busca a construção e proteção do brincar como fundamento da expressão genuína da criança, e conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013 em uma parceria que fortalece a brincadeira como elemento fundamental do universo da infância, além de provocar reflexões sobre o tema.