A Secretaria de Transporte e Trânsito de São Carlos emitiu, na última sexta-feira (9), mais de 4,7 mil notificações de infração e multas, somando um total de 284 mil em sanções. Os dados constam do Diário Oficial do Município.
Multas por excesso de velocidade lideram
Entre as 1.466 multas aplicadas, a maioria corresponde a infrações médias, como o excesso de velocidade, identificado por radares instalados na cidade. Os valores variam de R$ 88,38 a R$ 5.869,40, dependendo da gravidade da infração.
As notificações se referem a infrações cometidas entre o fim de novembro e a primeira semana de dezembro. Os motoristas penalizados têm o direito de entrar com recurso junto à Secretaria de Transporte e Trânsito em até 30 dias, a contar da data de publicação no Diário Oficial.
Além das multas, foram emitidos 3.252 avisos de infração referentes a condutas irregulares cometidas entre o fim de outubro e meados de novembro. Estes avisos foram processados entre novembro e dezembro e representam uma etapa inicial antes da aplicação de multas, dando aos motoristas uma nova chance.
Nesse caso, o prazo para recurso é de 15 dias. Os proprietários devem inspecionar o condutor responsável pela infração durante este período.
É importante respeitar os prazos para garantir o direito.
A Secretaria reforça que os procedimentos para contestação estão disponíveis no site oficial do município e orienta os motoristas a ficarem atentos às regras de trânsito para evitar novas multas.