Promovendo o Afroempreendedorismo.
A Expo Favela 2024 reuniu, mais uma vez, empreendedores, líderes comunitários e representantes do movimento negro em São Paulo, destacando o potencial transformador dos negócios periféricos e das iniciativas que promovem a inclusão social e econômica.
Com mesas de debate e exposição de projetos inovadores, o evento abordou temas como empreendedorismo periférico, acesso a mercado e políticas de apoio à economia local. Entre os participantes, a União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro) de São Carlos, em parceria com o Sebrae, organizou uma caravana com 25 pessoas para conhecer as iniciativas e trocar experiências.
A Unegro, reconhecida pela luta em defesa dos direitos da população negra e pela promoção da igualdade racial, reforçou a importância de eventos como a Expo Favela. Além de fomentar negócios, eles promovem debates fundamentais sobre a centralidade do recorte racial no desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas que valorizem a força econômica das comunidades negras e periféricas.
A Expo Favela se consolida como um espaço de transformação social, onde talentos da periferia encontram visibilidade, oportunidades e reconhecimento.
Por Nani Nunes