foto: Joédson Alves / Agência Brasil
Nesta quinta-feira, 23 de maio, às 10h, aproximadamente 5,6 milhões de cidadãos que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física vão saber se acertaram as contas com o Leão. A Receita Federal libera amanhã a consulta do primeiro dos cinco lotes de restituição de 2023. O lote também contemplará as restituições residuais de anos anteriores.
Os contribuintes receberão cerca de R$ 9,5 bilhões. A grande parte, 2.595.933, dos que contribuíram, têm entre 60 e 79 anos. Seguido por 1.105.772, o qual a maior fonte de renda é o magistério.
O contribuinte poderá acessar o site da Receita Federal e realizar a consulta, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”. O aplicativo da Receita Federal também está disponível para tablets e smartphones e a realização da consulta.
A restituição será feita no dia 31 de maio (sexta-feira), na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. No caso do contribuinte não estar na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, poderá enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.