Mulheres microempreendedoras individuais representam 47,6% do mercado em São Carlos

2bff7f64 57ea 4c53 8e44 e447e45e9475
Mulheres microempreendedoras individuais representam 47,6% do mercado em São Carlos

Parcela feminina corresponde a quase metade dos MEIs ativos na cidade

O empreendedorismo feminino vem ganhando força na região de São Carlos. Levantamento do Sebrae-SP mostra que as mulheres Microempreendedoras Individuais (MEIs) representam 47,6% do mercado na cidade. Dentre os 26.645 negócios ativos, 12.696 são mulheres.

O número é maior do que em 2021, quando havia 6.253 MEIs comandadas por mulheres, o que correspondia a 31,4% dos empreendimentos ativos na época. A quantidade de microempreendedoras individuais cresceu 102,7% nesses três anos, passando das mais de 6.000 em 2021, para as atuais 12,6 mil.

Outras cidades da região também apresentam números expressivos, como Rio Claro, que conta com 8.242 mulheres MEIs; Araras, com 5.538; Pirassununga, com 2.789; e Porto Ferreira, com 2.679 negócios liderados por mulheres.

“Para muitas mulheres, o empreendedorismo nasceu como uma necessidade, já que muitas delas se tornaram arrimo de família. E com o tempo, empreender se tornou uma oportunidade relevante para que explorem suas habilidades como negócio, e ao mesmo tempo flexível, permitindo a conciliação da atividade profissional com a vida pessoal”, observa a gerente regional do Sebrae-SP Ariane Canellas.

Marcia Aparecida Pereira Benedicto é um exemplo de mulher empreendedora. Com espírito livre, sempre buscou trabalhos que oferecessem flexibilidade e, há 30 anos, começou a cuidar de pets enquanto seus tutores viajavam. Em 2016, decidiu formalizar o negócio e abrir sua MEI. “Nunca me imaginei fazendo algo diferente ou que exigisse a permanência em um escritório, com horário de entrada e saída”, comenta a tia Marcy, como é carinhosamente chamada.

Arrimo de família, Márcia não se deixou abater quando a pandemia fez o seu negócio se esvair. “Como as famílias deixaram de viajar, eu não tinha pets para cuidar, então comecei a vender verduras, o que faço até hoje, mesmo retomando o trabalho de pet sitter”, relata.

Data comemorativa

Nesta terça-feira, 19 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Para celebrar a data, o Sebrae-SP convida mulheres a participar de suas atividades.

Uma delas, a Rodada de Negócios, integra o “Sebrae Delas”, movimento que visa fomentar o protagonismo feminino no mercado de trabalho, oferecendo ferramentas para fortalecer as competências técnicas e comportamentais das empreendedoras.

Online, gratuita e assíncrona, a atividade ocorrerá no dia 26 de novembro, oferecendo às participantes a oportunidade de ampliar sua rede de contatos e estabelecer parcerias comerciais. A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet, neste link: https://xpory.com/cadastro?from=saocarlos.

Outra oportunidade interessante para mulheres que queiram lapidar seus comportamentos empreendedores é o Empretec, que está com inscrições abertas. Com uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Empretec é reconhecido mundialmente como o principal programa de formação de empreendedores. No Brasil, o seminário é aplicado exclusivamente pelo Sebrae, com o objetivo de desenvolver características de comportamento empreendedor, promovendo um crescimento pessoal e profissional significativo.

Já afeita a diversos comportamentos empreendedores, Marcia decidiu participar do curso alguns anos atrás, para aprimorar suas habilidades. “Foi um chacoalhão! O Empretec nos coloca de frente com os nossos maiores desafios, mas também nos impulsiona para superá-los”, conta.

As inscrições também podem ser feitas pela internet, neste link: https://bit.ly/EMPRETEC-SÃOCARLOS.