Cidade

8ª Semana de fitoterapia de São Carlos tem programação até sábado

8ª Semana de fitoterapia de São Carlos tem programação até sábado

Teve início na tarde da última segunda-feira (09/09), a 8ª Semana de Fitoterapia de São Carlos, a abertura foi realizada no Paço Municipal e contou com a participação de vários segmentos da sociedade civil e representantes do poder público.

O evento teve início na cidade após a aprovação do Projeto de Lei Municipal Nº 15.826, de autoria do então vereador José Luís Rabello, falecido em 2016, que propõe compartilhar informações sobre o valor medicinal das plantas, tendo em vista seus efeitos benéficos, a facilidade de aquisição e o baixo custo.

A COMPICS&EPS (Comissão Municipal de Práticas Integrativas e Complementares & Educação Popular em Saúde) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade de São Paulo (USP), o Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), a Fundação Educacional São Carlos (FESC), a Secretaria Municipal de Saúde, além de entidades ligadas a fitoterapia, participam e apoiam a Semana.

Desde 2006, a fitoterapia destaca-se como uma prática integrativa e complementar no Sistema Único de Saúde (SUS), através de experiências e normatizações, apresentando-se para o fortalecimento da Atenção Básica. A utilização de fitoterápicos e plantas medicinais valoriza a cultura, o conhecimento tradicional e o popular, fortalece o desenvolvimento da cadeia produtiva e é uma opção terapêutica aos usuários do SUS.

Em São Carlos a Semana de Fitoterapia acontece desde 2016 e vem se fortalecendo, segundo a farmacêutica da Prefeitura de São Carlos, Lucimara Rodrigues da Cruz Peres.

“Em 2019 o município foi contemplado com recursos do Ministério da Saúde para a implantação, plantio, manipulação e distribuição de fitoterápicos para a população. Nós estamos recebendo as mudas para um projeto piloto para a produção e distribuição das plantas medicinais no SUS. A partir do próximo ano, o projeto é de capacitação dos profissionais prescritores, os agentes de saúde e toda a cadeia desde o plantio até a prescrição e distribuição para o paciente, tudo com segurança, seguindo toda a legislação do Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira (ANVISA, 2011), podendo manipular e ofertar os fitoterápicos aos usuários dos serviços de saúde”.

Ketylin Migliato, farmacêutica da UNICEP, explica que para a planta ou o medicamento fitoterápico chegar até a população existe todo um processo altamente rigoroso e seguro, envolvendo todos os agentes da produção até a prescrição do medicamento.

“A Semana de Fitoterapia existe desde 2014, ela vem trazendo a ampliação, a conscientização, o conhecimento sobre a fitoterapia dentro do município, para que a população entenda e para que os profissionais de saúde também tenham essa compreensão para fazer a prescrição das plantas medicinais e também dos fitoterápicos, buscamos esse fortalecimento para estar mais próximos para que os profissionais de saúde possam se tornar prescritores e a população receber esse tratamento dentro das práticas integrativas. Nosso objetivo é treinar o profissional para que ele tenha conhecimento e segurança para fazer a prescrição, então a ideia agora é capacitar todos os envolvidos no processo. Já temos alguns modelos de sucesso, como a experiencia da cidade de Jardinópolis, que vimos aqui hoje com a palestra da secretária de Saúde, Drª. Ivanice Maria Cestari Dandaro, onde o projeto já existe há muito tempo e tem produzido resultados surpreendentes, então é possível sim criar a “Farmácia Viva”, que vem da semente até o medicamento, tudo com certificação, tudo com controle de qualidade para encaminhamento ao SUS e aí sim ser prescritos e encaminhados a população. Finaliza a farmacêutica.

A 8ª Semana de Fitoterapia conta com várias atividades em diversos locais até sábado (14/09) quando tem seu encerramento, você pode conferir toda a programação no https://sites.google.com/view/semanafitoterapiasaocarlos.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Angelina Jolie vive crise financeira após se divorciar de Brad Pitt

Angelina Jolie passou por uma crise financeira após se divorciar de Brad Pitt. Segundo o…

2 horas atrás

Quase canonizado, Carlo Acutis tem parte do corpo em igreja de SP

A primeira igreja universitária do mundo dedicada ao beato Carlo Acutis fica dentro do Centro…

6 horas atrás

Prefeito do RJ indica que Lady Gaga fará show gratuito na orla de Copacabana em 2025

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, levantou a possibilidade de um show gratuito…

6 horas atrás

Golpe Virtual em São Carlos: Empresário Perde R$ 6.100 Após Atualização de Dados Bancários

Na última sexta-feira, 22 de novembro, um empresário de São Carlos foi vítima de um…

6 horas atrás

Canil Municipal vai realizar em 7 de dezembro a última feira do ano para adoção de pets

O Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, vai…

7 horas atrás

16.188 casos positivos de dengue são registrados em 2024

Em 2024 já foram registradas 29.824 notificações para Dengue, com 16.188 casos positivos (10 casos…

7 horas atrás

Este site faz uso de cookies.