Cidade

35 mil pessoas se imunizaram contra gripe em São Carlos

35 mil pessoas se imunizaram contra gripe em São Carlos

O Departamento de Vigilância em Saúde divulgou na sexta-feira (17/05), os números da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) em São Carlos. Desde 25 de março, início da campanha, 35.376 pessoas já foram imunizadas, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 34,52%

O objetivo da Campanha é reduzir complicações, internações e óbitos pela infecção causada pelo vírus influenza. Por isso, as doses são trivalentes, ou seja, protegem contra a influenza A (H1N1 e H3N2) e a influenza B. É importante destacar que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Em 2 de maio de 2024, a campanha foi ampliada para todos os públicos e passou a disponibilizar vacinas para bebês acima dos 6 meses, crianças, adolescentes, adultos e idosos, porém o município permanece distante da meta de cobertura que é de 90%.

Dos grupos prioritários, as gestantes atingiram 13,45%, os idosos 38,76%, as puérperas 5,60%, os trabalhadores na saúde contabilizam 10,95%, os professores 28,69% e as crianças 24,37%. A população alvo é de 101.723 pessoas.

De acordo com Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, a meta é vacinar 90% da população alvo.

“O nosso atual percentual de cobertura vacinal é baixo considerando que a meta é imunizar 90% da população, por isso é importante que adultos, idosos, crianças e gestantes, coloquem a vacina contra a Influenza em dia. Depois de aplicada, a vacina leva cerca de 15 dias para conferir imunidade à pessoa que a recebeu, o que reforça a importância de se buscar a proteção o mais cedo possível, para garantir a imunidade antes da queda das temperaturas, quando há prevalência da circulação dos vírus respiratórios”, destaca a diretora.

Em 2022, o município de São Carlos atingiu 67,3% de cobertura vacinal dos grupos prioritários. Já em 2023 o índice ficou em 58% e a média nacional em 60%.

A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), das 7h30 às 16h30, exceto na UBS da Vila São José e do Botafogo, que estão em reforma. No ato da imunização, as pessoas devem levar um documento oficial com foto, CPF e a carteira de vacinação.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Homem sofre acidente de trabalho e é socorrido à Santa Casa com possível fratura no fêmur

Homem sofre acidente de trabalho ao descarregar material de serralheria e é encaminhado para hospital…

19 minutos atrás

Zelador acusado de matar mulher trans é solto

Um homem de 30 anos, zelador de um prédio residencial, onde está sendo acusado de…

1 hora atrás

Nunes almoça com Bolsonaro e Boulos participa de ato com Alckmin na reta final em SP

O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem agendas…

2 horas atrás

Mario Kart retorna como brinde do Mc Lanche Feliz

A rede de restaurantes fast-food Mc Donald’s em parceria com a Nintendo irá disponibilizar brinquedos…

2 horas atrás

Salão do Automóvel, no Anhembi, volta em 2025 ao local tradicional

Foi confirmado a informação de que será realizado de 22 de novembro a 1º de…

2 horas atrás

Pinguim: série da HBO quebra recordes de audiência e se mantém como uma das mais bem avaliadas do Rotten Tomatoes

Se você leu review sem spoilers da minissérie de Pinguim, sabia que podia esperar uma…

2 horas atrás

Este site faz uso de cookies.