2024 será o ano mais quente da história, afirma o observatório europeu do clima, Copernicus.
A informação foi divulgada pelo Serviço de Mudança Climática do Copernicus (CS3), que publicou um novo Boletim do Clima na manhã desta segunda-feira (9). O documento mensal aponta as principais tendências meteorológicas do planeta.
O boletim indica que o último novembro foi o segundo mês de novembro mais quente da história, atrás apenas de novembro de 2023.
Ainda em novembro, a temperatura média do ar mundial foi de 14,1°C, temperatura 0,73°C acima da média mensal para o mesmo período entre 1991 e 2020.
Entre janeiro e novembro de 2024, a anomalia da temperatura média global ficou em 0,72°C acima da média registrada entre 1991 e 2020. Essa é a maior marca já registrada para o período, que também foi 0,14°C mais quente que o mesmo tempo estudado de 2023.
Por isso, o Copernicus afirma que é “virtualmente certo” que 2024 será o ano mais quente já registrado, excedendo em 1,5°C a temperatura global pela primeira vez na história.
O gráfico abaixo mostra o aumento da anomalia de temperatura global, sendo que 2024 é o primeiro a ultrapassar a marca de 1,5°C em 12 meses.
Os dados do CS3 indicam a anomalia de temperatura do ar em todo continente europeu, partes da África, nas Américas e na Ásia, em novembro deste ano.
O Copernicus ressalta que a pesquisa é importante para o rastreamento das tendências climáticas globais, provendo estudos que ajudam no desenvolvimento e na implantação efetiva de estratégias para o futuro.
CNN
Das 20 principais moedas no mundo, o real foi a que mais se desvalorizou perante…
Um consumidor registrou um boletim de ocorrência após fazer um pedido em uma plataforma digital,…
Na véspera de Natal, um caso inusitado mobilizou as autoridades policiais de São Carlos. Um…
Você tem curiosidade em saber quais são os nomes mais comuns em 2024? Segundo o…
Após aquaplanagem na Rodovia Domingos Innocentini (Descida do Jacaré), o condutor de um Fiesta perdeu…
Em um gesto de coragem e amor que emocionou a comunidade de São Carlos, Kemilly,…
Este site faz uso de cookies.