Feira afro reúne dança, música e gastronomia da cultura negra e acontece na comunidade do Cidade Aracy
O 1º AfroPerifa, acontece no próximo sábado, dia 27.07, em São Carlos, na comunidade do Cidade Aracy.
A feira reúne música, dança, capoeira, espaço literário e desfile com foco na cultura afro de São Carlos. Além disso, será realizado atendimento voltado à orientação vocacional para juventude sobre trabalho e carreira.
O evento inédito é organizado pelo PROARA, em parceria com o Sal da Terra e tem o objetivo de transformar as ruas e praças da região em um grande palco de criatividade, diversidade, inclusão, valorização da cultura local e proporcionar um espaço para que artistas e empreendedores da comunidade possam mostrar seu talento.
“Queremos celebrar a diversidade cultural que existe em nossa comunidade e mostrar que aqui também há muita arte e talento”, afirma Larissa Camargo, voluntária e uma das organizadoras do evento.
Entre as atrações, destacam-se o “Samba da Gente”, MCs “Nega e Excuridão”, o grupo Nós no Mundo com o “Projeto Sacolê” que traz oportunidade de leituras afro indígenas para crianças, roda de samba e capoeira com o “Grupo Mareja”, batalha de rima com o coletivo “Hip Hop Salva”e batalha de dança com “Rockers Gangs”. Além das apresentações artísticas, o evento oferecerá possibilidade de exposição e venda de produtos de diversos artistas.
“É uma oportunidade incrível para a comunidade, especialmente para as crianças e os jovens, de terem contato direto com a arte e a cultura. Acreditamos que isso pode inspirá-los e abrir novos horizontes”, relata Valentim Camargo, coordenador do Projeto Proara.
O AfroPerifa é resultado de uma parceria para fortalecimento das ações comunitárias e valorização da cultura Afro da cidade.
Histórico do Movimento Negro em São Carlos
São Carlos possui cerca de 30% da população negra e parda e possui organizações do movimento negro atuando ativamente: o Grêmio Recreativo e Familiar Flor de Maio, que é a entidade mais antiga de São Carlos, foi fundado em 1928 e na história de luta já contou com outros dois grupos: Centro de Cultura Afro-Brasileira Congada e o Centro Cultural Negro Municipal, que surgiram nas décadas de 70 e 80.
Atualmente a Cidade conta com o Centro Cultural Afro Odette dos Santos e o Conselho Municipal da Comunidade Negra como instrumentos de articulação da Política de Combate ao Racismo.
A região possui duas fazendas históricas que abrigaram escravizados na produção de açúcar e café: Fazenda Santa Maria e Fazenda Conde do Pinhal, ambas com visitação do espaço histórico da cidade.
São Carlos foi a penúltima cidade do interior do estado de São Paulo a abolir a escravatura, ficando atrás apenas de Campinas.
Sobre a Feira
A AfroPerifa faz parte do circuito de feiras do Festival Afro de Juventude e Cidadania, que também terá eventos semelhantes nas cidades de Americana, Santo André e Piracicaba.
O Festival Afro é realizado pelo CEMJ e pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania de São Paulo, em co-realização com a UNEGRO e também inclui 6 cursos on-line, que visam fomentar a liderança, o engajamento comunitário e o associativismo entre os participantes, além de capacitar para a atuação em projetos sociais com ênfase no desenvolvimento sustentável, no enfrentamento ao racismo e na defesa dos direitos humanos.
Serviço:
São Carlos
27.07 – 1ºAfroPerifa
Local: Nave Sal da Terra
Endereço: Rua Deputado Antônio Donato, 428, Jardim Zavaglia – São Carlos.
Horário: 10 às 18h
Sobre o CEMJ
O Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) é uma entidade especializada em juventude, que aglutina profissionais para trabalhar o tema de forma abrangente e interdisciplinar, dedicando a importância a que lhe cabe
A entidade busca contribuir com a formulação de políticas públicas para as juventudes a partir da produção de pesquisas e iniciativas para os jovens brasileiros, por meio de uma perspectiva socialmente engajada e progressista, especialmente nos campos da Educação, Trabalho, Participação Política e Memória das juventudes
Sobre a UNEGRO
A União de Negros e Negras Pela Igualdade Contra Homofobia e Intolerância Religiosa – UNEGRO é uma entidade nacional, com 35 anos de história e que atua no combate ao preconceito, à discriminação racial e ao racismo, na promoção social da população negra e na valorização da cultura
afro-brasileira.
Está instituída com níveis diferenciados de organização em todos estados brasileiros, atingindo aproximadamente 500 municípios
Tem assentos nos órgãos de participação e controle social (conselhos de políticas públicas na área da saúde, educação,igualdade racial, direitos humanos, cultura, dentre outros), nos âmbitos dos municípios, estados e União.
Conta com uma Coordenação Nacional, Executiva Nacional e Secretaria Nacional, sediada na cidade de São Paulo, desde janeiro de 2022.