O Dia das Crianças está bem próximo e nada melhor do que se juntar aos filhos para um momento especial, numa sessão de cinema em casa. “As crianças e jovens entendem melhor o ambiente a partir de situações lúdicas e, quando elas assistem a um filme ou escutam a leitura de uma história, pode ocorrer uma identificação com personagens, temas, conflitos”, diz Filipe Colombini, psicólogo parental e CEO da Equipe AT. “Tais situações estimulam o autoconhecimento emocional, reflexão, raciocínio crítico”, conclui. Portanto, assistir a filmes em família é uma atividade que proporciona, além de diversão, valiosos aprendizados para os pequenos. E foi pensando nisso que o psicólogo elegeu cinco filmes bem interessantes quando o assunto é pensar e falar sobre emoções. Confira:
Divertida Mente 2
O primeiro “Divertida Mente” é focado no público infantil e se tornou um clássico ao abordar de forma lúdica as emoções que habitam nossa mente. O filme traz personagens que representam diferentes estados emocionais e mostra como estes afetam as decisões e o comportamento de uma jovem garota. “Divertida Mente é essencial para ensinar as crianças a reconhecerem suas emoções e entenderem que é normal sentir coisas diferentes ao mesmo tempo”, diz Colombini. Já “Divertida Mente 2” foca no público pré-adolescente e adolescente, explorando o amadurecimento das emoções com o passar do tempo. “Esse segundo filme oferece lições mais profundas sobre a autorregulação emocional, mostrando que podemos aprender a lidar com as emoções e sentimentos de forma ativa”, conclui.
Wish: Poder dos desejos
Esta animação é ambientada em Rosas, um lugar mágico governado pelo Rei Magnífico, um feiticeiro que guarda os desejos de todos os habitantes da vila e, mensalmente, realiza o desejo de um deles. Ciente disso, Asha decide que se tornará a aprendiz do feiticeiro a tempo de realizar o sonho de seu avô, que está prestes a completar cem anos. Este filme aborda temas relacionados à importância daquilo que se deseja bem como dos valores, e como eles podem ser conectados com os outros ao nosso redor, trazendo um olhar sobre como os sonhos podem ser trabalhados em conjunto com o bem-estar coletivo. “Wish explora o equilíbrio entre o desejo individual e os valores sociais, trazendo uma mensagem importante para pré-adolescentes”, diz o psicólogo.
Turma da Mônica Jovem – Reflexos do Medo
A Turma da Mônica já é velha conhecida das crianças, mas nesta versão mais jovem, a história ganha nova profundidade emocional. A trama começa no início das aulas de Mônica, Cebola, Cascão, Magali, Milena e outros membros da turma agora no ensino médio. Além de questões pessoais, o grupo precisa lidar com a venda do museu do bairro do Limoeiro, que guarda grandes descobertas arqueológicas e é coordenado pelo professor Licurgo, diretor da escola local. Enquanto a Turma da Mônica tradicional lida com questões simples da infância, o filme “Reflexos do Medo” foca em temas mais complexos, como o medo, a amizade e o respeito às diferenças, sendo voltado para adolescentes. “É um filme que promove a inclusão e ajuda os jovens a entenderem como lidar com o medo de forma ativa, o que é imprescindível para a saúde emocional”, diz Filipe.
Masha e o Urso – Diversão em Dobro!
Inspirado na famosa série animada, “Marsha e o Urso” retrata a dinâmica entre uma menina cheia de energia e seu cuidador, um urso que precisa aprender a controlar suas emoções para lidar com sua agitação. “Embora não seja uma sequência formal, a série e o filme ensinam sobre como as crianças podem ser desafiadoras e a importância da regulação emocional por parte dos cuidadores”, afirma Filipe. Ele também destaca como o filme oferece lições valiosas para os pais sobre a importância da paciência e do autocontrole.
Pets Vida Secreta dos Bichos 2
O primeiro filme da série, “Pets: A Vida Secreta dos Bichos”, revela o que acontece quando os humanos saem de casa, mostrando os pets em aventuras cômicas e emocionantes. A sequência, “Pets 2”, aprofunda o relacionamento entre os animais e seus donos, destacando a importância dos bichinhos no desenvolvimento emocional das crianças. “Os pets desempenham um papel terapêutico, ajudando na socialização e ensinando sobre cuidado e empatia, o que os torna essenciais para o crescimento emocional”, explica Filipe.
Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.
Na manhã deste sábado (23), um crime brutal chocou a cidade de Rio Claro. Um…
Angelina Jolie passou por uma crise financeira após se divorciar de Brad Pitt. Segundo o…
A primeira igreja universitária do mundo dedicada ao beato Carlo Acutis fica dentro do Centro…
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, levantou a possibilidade de um show gratuito…
Na última sexta-feira, 22 de novembro, um empresário de São Carlos foi vítima de um…
O Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, vai…
Este site faz uso de cookies.