Um ano após acidente, triatleta Luísa Baptista disputará sua primeira prova oficial

luisa baptista
Um ano após acidente, triatleta Luísa Baptista disputará sua primeira prova oficial

A triatleta olímpica Luísa Baptista vai participar de sua primeira competição oficial após o grave acidente que quase tirou sua vida, em dezembro de 2023. Neste domingo (8), ela corre os 5 km da Corrida Time Brasil, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, em um momento simbólico: a prova acontece exatamente um ano após sua alta hospitalar.

O evento, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), deve reunir mais de 3 mil atletas amadores e profissionais. “Coração está a mil aqui, tenho certeza que amanhã será um dia muito especial. Vai ser uma comemoração muito bonita”, declarou Luísa ao Globo Esporte.

Durante a preparação para as Olimpíadas de Paris, a triatleta foi atropelada por um motociclista enquanto treinava de bicicleta na zona rural de São Carlos (SP). Ela sofreu 31 fraturas, passou dois meses em coma e seis internada na UTI, ficando entre a vida e a morte.

Luísa, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio e conquistou ouro no Pan-Americano de Lima, está focada em se superar, mesmo diante das limitações. “Acho que não vou conseguir performar como antes, ainda tenho muitas limitações. Mas estabeleci objetivos e quero cumpri-los. Qualquer progresso já será uma vitória”, afirmou.