Nesta segunda-feira (31), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no Salão Oval que deseja que o líder russo, Vladimir Putin, firme um acordo para encerrar a guerra no Leste Europeu.
“Quero vê-lo chegar a um acordo para impedir que soldados russos, ucranianos e outras pessoas continuem morrendo”, declarou Trump.
Ele também afirmou que não pretende impor tarifas secundárias sobre o petróleo russo para viabilizar esse acordo, mencionando um caso anterior envolvendo a Venezuela. “Mas acho que, sabe, é algo que eu faria se acreditasse que ele não estava agindo corretamente. Fiz isso com a Venezuela.”
Na mesma entrevista, Trump expressou frustração com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que teria recuado em um acordo sobre minerais de terras raras.
“Fizemos um acordo sobre terras raras. Estava tudo acertado. E eu soube, através de vocês”, disse Trump, dirigindo-se à imprensa.
A invasão da Ucrânia pela Rússia ocorreu em 24 de fevereiro de 2022. Segundo dados da CNN Brasil, mais de 12 mil civis foram mortos nos conflitos.
Escrito por: Gabriel Gregório