Trump é pressionado por Musk para reverter tarifas recíprocas

musk pressiona trump tarifas reciprocas
Trump é pressionado por Musk para reverter tarifas recíprocas

Segundo o renomado jornal Washington Post, o bilionário Elon Musk tem pressionado o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta das tarifas recíprocas anunciadas pelo chefe de Estado nos últimos dias.

Logo após o anúncio, Musk utilizou seu perfil na plataforma X para criticar o assessor de Trump, apontado como um dos idealizadores do novo plano tarifário.

Ainda de acordo com o jornal, duas fontes revelaram que o CEO da Tesla tentou, em conversas privadas com Trump, intervir no plano — sem sucesso.

Muito influente no governo, Musk é considerado um conselheiro direto do presidente americano e possui status de “funcionário especial” da Casa Branca.

As tarifas recíprocas propostas por Donald Trump consistem em impor taxas de importação equivalentes àquelas que outros países aplicam aos produtos dos Estados Unidos.

Ou seja, se uma nação cobra uma tarifa alta sobre produtos americanos, os EUA responderiam com a mesma taxa sobre os produtos vindos desse país. A ideia por trás da medida é promover uma “igualdade de condições” no comércio internacional, protegendo a indústria americana daquilo que Trump considera práticas comerciais desleais.