Em entrevista na Indonésia, Lula afirma: “Traficantes são vítimas dos usuários também”

lula 1
Em entrevista na Indonésia, Lula afirma: “Traficantes são vítimas dos usuários também”

Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (24), na Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “os traficantes são vítimas dos usuários também” ao comentar o combate ao narcotráfico internacional. A declaração foi feita em tom de crítica à política antidrogas do governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump.

Lula argumentou que o enfrentamento às drogas deve considerar tanto quem vende quanto quem consome. “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, declarou.

O presidente destacou que o tráfico é consequência da demanda existente e pediu mais cautela na forma como o tema é tratado: “Tem gente que vende porque tem gente que compra. Tem gente que compra porque tem gente que vende. Então é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga.”

Lula também afirmou que pretende discutir o assunto diretamente com Donald Trump caso o encontro entre ambos, previsto para domingo (26), na Malásia, se confirme. Segundo ele, a ideia é compartilhar como o Brasil lida com o narcotráfico, que hoje se expandiu para diversos setores da economia e atua em países da América Latina e da Europa.