Toyota retoma produção em fábricas do interior paulista após mais de 40 dias de paralisação

viver 17
© iStock

A Toyota voltou a produzir veículos no Brasil na segunda-feira (3), após uma interrupção de mais de 40 dias causada pelos danos provocados por uma tempestade em Porto Feliz (SP), onde ficam as linhas de montagem de motores da montadora. As fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, ambas no interior de São Paulo, retomaram as atividades de forma gradual.

Neste primeiro momento, a produção será voltada exclusivamente aos modelos híbridos do Corolla e do Corolla Cross, utilizando motores e componentes importados de outras plantas da marca no exterior. A montadora informou que a fabricação de veículos com motores convencionais deve ser normalizada apenas em janeiro de 2026, quando a planta de Porto Feliz estiver totalmente recuperada.

O atraso na produção foi consequência direta do temporal que atingiu o estado em 22 de setembro, provocando destruição em várias regiões. Em Porto Feliz, a fábrica da Toyota teve parte do telhado arrancado, deixando dez funcionários feridos e oito desabrigados.

Segundo a Defesa Civil, o vendaval causou 33 ocorrências graves em todo o estado, incluindo alagamentos, desabamentos e quedas de árvores, com 24 pessoas feridas e mais de 40 desalojadas. Municípios como Rancharia, Ourinhos, Presidente Prudente e Osasco também registraram danos significativos.