A Tesla iniciou neste domingo, em Austin (EUA), a fase de testes públicos do seu aguardado robotáxi. Elon Musk, CEO da empresa, celebrou o momento como “o ápice de uma década de trabalho árduo” e confirmou que esta é a primeira vez que veículos da Tesla operam sem motoristas humanos transportando passageiros pagantes.
O teste envolve cerca de 10 carros sem condutor visível, mas com um monitor de segurança no banco do passageiro. Segundo Musk, as viagens estão sendo oferecidas por uma tarifa fixa de US$ 4,20. Os carros foram vistos circulando no bairro South Congress, onde alguns influenciadores convidados pela empresa compartilharam vídeos da experiência, utilizando o aplicativo do robotáxi da própria Tesla.
Musk destacou que todo o sistema – dos chips de inteligência artificial ao software – foi desenvolvido internamente pela Tesla. No entanto, apesar do entusiasmo, especialistas apontam que o desafio de escalar a operação em outras cidades ainda é enorme. Philip Koopman, professor da Carnegie Mellon University e especialista em veículos autônomos, afirma que esse marco representa apenas “o fim do começo”.
Atualmente, boa parte do valor de mercado da Tesla — a montadora mais valiosa do mundo — está atrelado à expectativa de sucesso em tecnologias como carros autônomos e robôs humanoides.