Tarcísio de Freitas descarta candidatura à presidência e afirma foco em São Paulo

tarcisio
© Getty

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou na terça-feira (8) que não tem intenção de concorrer à Presidência da República nas eleições de 2026, reafirmando seu compromisso com a gestão do estado. A afirmação foi feita durante a abertura do 11º Brazil Investment Forum, promovido pelo Bradesco BBI, na capital paulista.

“Quero ficar em São Paulo, estado que me abraçou. Estou focado em São Paulo”, destacou Tarcísio, enfatizando seu desejo de permanecer à frente do governo estadual. Ele também expressou o objetivo de fortalecer uma candidatura de direita para 2026, mencionando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou outro nome que venha a ser escolhido por esse campo político. “Quero ajudar a consolidar uma candidatura de direita, seja com Bolsonaro ou outro candidato”, completou.

Apesar de ser apontado como um dos possíveis sucessores de Bolsonaro – que está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) –, Tarcísio descartou qualquer plano de deixar o Palácio dos Bandeirantes para disputar o Planalto. Eleito em 2022 com apoio do ex-presidente, o governador tem se destacado como uma figura influente na política nacional, mas insiste que sua prioridade é São Paulo. Até o momento, sua assessoria não detalhou planos específicos para uma eventual reeleição ao governo estadual em 2026.