O Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP) lançará, em 26 de maio, a cartilha “Assédio Moral e Sexual no Trabalho: Conhecer para Combater”, em evento que contará com a conferência do professor Roberto Heloani.
A atividade está marcada para segunda-feira, 26 de maio, às 17 horas, na sede do sindicato, localizada na Rua Borges Lagoa, 170 – Vila Clementino, São Paulo (Casa Verde). A publicação conta com assessoria jurídica do Escritório LBS Advogadas e Advogados, parceiro do SinproSP.
O evento terá início com um coquetel de boas-vindas e confraternização, seguido de uma breve apresentação da obra pela equipe de organizadores, composta por profissionais do Sindicato e do Escritório LBS.
A conferência com Roberto Heloani está prevista para as 19 horas. Heloani é professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e da Faculdade de Educação da UNICAMP, Livre-Docente em Teoria das Organizações e um dos pioneiros no estudo do assédio moral no trabalho no Brasil.
“Professores e todos os demais trabalhadores merecem respeito e um ambiente de trabalho adequado. Assim, queremos que essa cartilha se espalhe e seja uma ferramenta útil para, mais uma vez, defender nossa categoria”, afirma Celso Napolitano, presidente do SinproSP e da Federação dos Professores de São Paulo (Fepesp).
A cartilha apresenta conceitos, orientações e procedimentos para a prevenção, conscientização e enfrentamento do assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. A publicação traz dados de diversas pesquisas sobre violência e, entre outros tópicos, aborda diferentes formas de violência, como racista, etarista, LGBTQIA+fóbica, capacitista e machista/misógina.
Indicada para todos os trabalhadores e trabalhadoras, e não apenas para os docentes da rede privada de ensino paulista, essa é a segunda iniciativa do SinproSP em parceria com o Escritório LBS. A primeira foi lançada em novembro de 2023, com o título “Violência contra a Mulher: Conhecer para Combater”. Ambas as publicações estão disponíveis em versões impressa e digital.