O Sesc São Carlos realiza entre os dias 12 e 27 de maio o projeto “Viver Bem na Cidade”, programação especial que integra a Semana S e propõe reflexões sobre mobilidade urbana, acessibilidade, saúde, cultura, sustentabilidade e convivência coletiva. As atividades são gratuitas e acontecem em diferentes espaços da cidade.
A iniciativa reúne palestras, bate-papos, performances artísticas, oficinas, vivências e ações ao ar livre, convidando o público a pensar sobre como as cidades podem se tornar mais humanas, inclusivas e acolhedoras. A proposta também discute desigualdades urbanas, pertencimento, direito à cidade e os diferentes modos de viver os espaços públicos.
A abertura acontece no dia 12 de maio com um encontro que reúne Auritha Tabajara, Silvana Cambiaghi e Chavoso da USP, abordando temas ligados às periferias, povos originários e acessibilidade urbana. Nos dias seguintes, a programação inclui debates sobre mobilidade por bicicleta, sustentabilidade, saúde mental, moda consciente e inclusão social.
Entre os destaques estão a performance “Requebrando”, do Grupo Diladim, a corrida de orientação pelas ruas do centro de São Carlos, passeio ciclístico rural, oficina de construção de bicicletas infantis de madeira e a exibição do premiado filme “O Menino e o Mundo”.
O encerramento contará ainda com feira de brechós, produtores locais, aula aberta de yoga e o tradicional “Baile Charme do Viaduto de Madureira”, manifestação cultural da música black brasileira que transformará a Estação Ferroviária de São Carlos em um grande espaço de dança, convivência e celebração da cultura urbana.
Segundo o Sesc, o projeto busca incentivar novas formas de ocupação dos espaços públicos e fortalecer o diálogo entre população, cultura e cidade. A programação faz parte da Semana S, iniciativa do Sistema Comércio, formado por Sesc, Senac, FecomercioSP e sindicatos empresariais, voltada à promoção de ações sociais, culturais e educativas.
Mais informações e programação completa podem ser consultadas no site oficial do Sesc São Carlos
