Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos participaram, na manhã desta segunda-feira, de uma mobilização durante a audiência pública do programa UniversalizaSP, realizada no Teatro Municipal de São Carlos. O encontro integra a agenda promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), para discutir o futuro do saneamento básico em municípios paulistas. A direção do Saae dispensou os servidores para participar da audiência.
A iniciativa do Governo de São Paulo prevê cerca de R$ 100 bilhões em recursos mobilizados até 2060, com o objetivo de ampliar o acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto em 146 cidades do estado. Durante a audiência, servidores do SAAE demonstraram contrariedade com possíveis impactos da proposta para a autarquia municipal, além de defenderem a valorização do serviço público e a manutenção da gestão local do saneamento.
A audiência pública reúne representantes do governo estadual, autoridades municipais, trabalhadores do setor e moradores interessados em acompanhar os detalhes do programa UniversalizaSP, considerado uma das principais iniciativas voltadas à expansão da infraestrutura de saneamento em São Paulo.
