O Seminário Municipal de Segurança Viária, realizado no SEST/SENAT em São Carlos nesta sexta-feira (08), marcou a abertura oficial do Maio Amarelo 2026 e o lançamento da campanha “PARE: Sua Vida não tem Retorno!”. O evento reuniu autoridades, concessionárias, empresas privadas e estudantes da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião para discutir ações de conscientização e redução de acidentes de trânsito.
O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, destacou que a campanha busca fortalecer a educação no trânsito, principalmente entre os jovens. Segundo ele, apesar da redução nos índices de acidentes fatais, São Carlos ainda registra média de 29 mortes por ano no trânsito. “Cada vida perdida representa uma família destruída. O objetivo é reduzir esses números ao máximo”, afirmou.
O diretor do Departamento de Educação para o Trânsito, Felipe Almeida, ressaltou a importância de conscientizar estudantes desde cedo para formar futuros motoristas mais responsáveis. Já o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Sebastião Batista, classificou os acidentes como um problema de saúde pública, devido aos impactos no sistema de saúde e na economia.
Durante o seminário, a concessionária Ecovias Noroeste Paulista apresentou dados positivos sobre a redução de acidentes nas rodovias da região. Segundo a empresa, houve queda de 22% nas ocorrências durante a Operação Páscoa, 43% na Operação Tiradentes e 31% no feriado de 1º de Maio, em comparação com períodos anteriores.
O engenheiro Felipe Roberto Gregnanini explicou que as melhorias na Rodovia Washington Luís incluem ampliação de faixas, adequação de passarelas e investimentos em segurança viária.
A Prefeitura informou que as atividades do Maio Amarelo seguirão ao longo do mês com ações educativas em escolas, empresas e espaços públicos, buscando ampliar a conscientização da população e preservar vidas no trânsito.
